Se a cor é sua única preocupação na hora de esmaltar, você está deixando passar batido uma série de detalhes que podem prejudicar o seu visual muito mais do que o tom errado. Essas escolhas deixadas em segundo plano envolvem a saúde das suas unhas, e o resultado a longo prazo pode danificá-las.
O compartilhamento de esmalte, por exemplo, que é um hábito comum nos salões de beleza, pode ser perigoso: se aplicado em uma unha com micose, pode carregar o fungo e transmiti-lo para unhas saudáveis. Unhas amareladas, com manchas esbranquiçadas e até mesmo cutículas ressecadas também precisam de atenção. Independente de qual seja o problema das suas unhas, há sempre um cuidado ou tratamento para eliminá-lo.
Dicas rápidas antes de esmaltar
Para quem tem pele sensível e predisposição a alergia:
Pessoas que tem a pele sensível na região das mãos e cutícula tem chances de desenvolver reações alérgicas. Neste caso, é indicado o uso de esmaltes hipoalergênicos. São os produtos isentos de componentes químicos como tolueno, formaldeído e DBP, substâncias que conferem brilho, consistência e fixação aos esmaltes e as que mais provocam alergias.
Para quem tem unhas amareladas:
O uso contínuo de esmaltes escuros pode deixar as unhas amareladas, mas também podem ser sintoma de algumas doenças, como diabetes, alterações renais, respiratórias e hepáticas e até micoses da unha.
Para quem tem unhas quebradiças:
Há sempre um motivo por trás de unhas frágeis e é preciso identificá-lo para que o problema seja tratado corretamente. Entre as principais causas estão dieta inadequada e carência de vitaminas.
Para quem tem unhas esbranquiçadas:
As unhas esbranquiçadas podem ser causadas por traumas na região da matriz da unha, que fica embaixo da cutícula. Os traumas podem ocorrer quando empurramos a cutícula ou mesmo no dia a dia, quando isso acontece surge a mancha branca.
Para quem tem unhas com micose:
Até pouco tempo atrás, as pessoas acreditavam que os componentes químicos do esmalte eram eficientes contra a sobrevivência de micro-organismos, como fungos e bactérias. Porém, um estudo recente mostrou que esmaltes podem transmitir fungos de uma unha com micose para uma unha saudável.
O mais indicado é o uso do esmalte antifúngico, que vem com mais de um pincel e é próprio para a unha doente.