As temperaturas baixas e os ventos fazem com que a pele sensível perca água, ficando mais áspera e suscetível a rachaduras.
Para aproveitar somente o lado bom do inverno, conheça as melhores dicas para tratar lábios ressecados:
1. Use lip balm
Os hidratantes labiais, ou lip balms, formam uma camada que protege os lábios dos efeitos do frio, do vento e do sol, evitando que eles ressequem e rachem.
2. Evite umedecer os lábios com saliva
A tentação é grande, mas umedecer os lábios com saliva para aliviar o desconforto causado pelo ressecamento não é uma boa ideia. É um círculo vicioso: os lábios ressecam, você lambe, eles ressecam mais ainda e você lambe de novo.
3. Não arranque as “pelinhas” com os dentes
Incomodar, incomoda, mas tentar arrancar a pele ressecada dos lábios com os dentes é uma das piores coisas a se fazer.
Além de lesionar a pele ainda mais, você pode acabar com um machucado bem relevante, levando até mesmo a sangramentos.
4. Evite o contato com substâncias irritantes
Os componentes das pastas e cremes dentais, por exemplo, podem causar irritação em lábios ressecados. Não precisa parar de escovar os dentes, mas é bom tomar muito cuidado para que o produto não fique em contato com sempre lábios por muito tempo.
5. Invista na esfoliação labial
Pode parecer estranho, mas, além de esfoliar os calcanhares e joelhos, você também pode esfoliar seus lábios. O objetivo é remover a pele morta, deixando os lábios mais macios.
6. Beba muita água
Nossos lábios ressecam porque perdemos água, então, como você pode imaginar, é necessário repor essa perda.
Mesmo que esteja frio e as temperaturas não ajudem muito, você pode aumentar o consumo de chá, por exemplo, para garantir a ingestão de líquidos diária.
7. Procure um dermatologista
Se nada disso ajudar a manter seus lábios longe das rachaduras, não hesite em procurar um dermatologista. Lábios ressecados ficam mais sujeitos a infecções, e pode ser necessário fazer um tratamento especializado.
Além dos lábios, nosso rosto e nossas mãos também costumam sofrer mais com a desidratação no inverno, podendo apresentar rachaduras e regiões de ressecamento. Não deixe de aplicar um bom hidrante e não deixe de utilizar o protetor solar diariamente.