Os melhores exercícios em caso de artrose no joelho são os que fortalecem os músculos da parte da frente da coxa, e também a parte lateral e interna, porque assim os músculos ficam fortes e diminuem a sobrecarga dos joelhos.
Os exercícios devem ser realizados todos os dias, com séries de repetição de 3 x 20. Isto é, cada exercício deverá ser realizado 20 vezes e então há 15 segundos de descanso. Depois deve-se realizar mais 2 séries iguais a esta.
Os exercícios devem ser prescritos pelo fisioterapeuta, de forma individualizada, mas alguns exemplos são:
A artrose é uma degeneração da articulação que causa dor e incômodo, e apesar de não ter cura, pode haver uma grande melhora dos sintomas com a fisioterapia, além dos remédios indicados pelo médico. Outras medidas que podem ajudar no sucesso do tratamento são modificações na vida diária como, perder peso, evitar fazer esforços, preferir usar tênis ou sapato muito confortável do que andar de chinelos ou descalço, por exemplo.
Estas atitudes simples diminuem a pressão sobre os joelhos, diminuindo a dor, mas além disso, comer alimentos anti-inflamtórios como sardinha, linhaça, alho e frutas cítricas também são uma ótima forma de tratar naturalmente a inflamação que está presente em caso de artrose.
Exercícios de Pilates para artrose no joelho
Os exercícios de Pilates para artrose no joelho devem ser orientados por um fisioterapeuta com conhecimento específico da técnica. Existem diversos exercícios de Pilates que podem ser utilizados no tratamento da artrose e a sua aplicação vai depender do grau da lesão e dos sintomas apresentados pelo indivíduo. Alguns exemplos de exercícios de Pilates para joelhos são:
Atividade física aconselhada
Os exercícios físicos mais aconselhados para quem sofre de artrose de joelho são caminhada leve, com tênis apropriado para corrida, andar de bicicleta, hidroterapia ou hidroginástica mas o médico ou o fisioterapeuta poderão indicar o melhor exercício no seu caso específico, já que pode haver variações de acordo com a gravidade da lesão apresentada.
Os exercícios são ótimos para o tratamento da artrose no joelho, pois eles ajudam a fortalecer os músculos da perna, aumentam a densidade óssea e diminuem a dor. É importante fortalecer os músculos que formam o quadríceps em caso de osteoartrose no joelho, pois eles controlam o impacto do pé no chão, diminuindo a degeneração da articulação dos joelhos e diminuindo a necessidade de cirurgia.
Quando o indivíduo não sentir mais dores nos joelhos, os exercícios poderão atingir um nível mais forte e o fisioterapeuta poderá indicar uma avaliação com um bom preparador físico, pois a musculação pode ajudar a prevenir lesões futuras.
Exercícios desaconselhados
Nem todo tipo de atividade física é indicada para quem tem artrose no joelho, alguns exemplos desaconselhados são corrida, jump, step e lutas marciais, por exemplo. Estes são desaconselhados, pois podem produzem grande impacto nos joelhos, podendo aumentar a lesão, agravando a doença e aumentando a necessidade de cirurgia.
Além dos exercícios, para controlar a dor no joelho e melhorar a qualidade de vida da pessoa é preciso investir em outras formas de tratamentos que incluem alimentação, uso de remédios e terapias alternativas, por exemplo.
Leia também: 6 exercícios de alongamento para dor nas costas
Uma resposta
gostei da matéria, pois é bem explicada e tem bons exemplos.