A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. Ela interfere no revestimento dessas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. A mesma é uma doença autoimune, ou seja, que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano.
A doença acomete cerca de 1% da população e qualquer pessoa pode desenvolver a doença, desde crianças até idosos. Na infância, entre dois e 15 anos, o quadro é chamado de artrite reumatoide juvenil. Na fase adulta, recebe o nome de artrite reumatoide.
A doença costuma se manifestar com maior frequência entre o público feminino. Isso aconteceria por causa do fator hormonal, pois o estrogênio poderia mexer com o sistema imune da mulher. Mas essa afirmação ainda está sendo estudada. A incidência de artrite reumatoide é de três mulheres para cada homem.
Causas
Diferentes fatores podem causar artrite reumatoide. O principal é ter grau de parentesco com pessoas que têm a doença. A carga genética passada de pai para filho pode conter genes que estão associados artrite.
Além dos fatores genéticos, a artrite reumatoide também pode estar associada a infecções virais e bacterianas. Vírus e bactérias podem cair na corrente sanguínea e desencadear um desequilíbrio no sistema imunológico, resultando assim num quadro de artrite reumatoide. Infecções urinárias, dores de dente e dores de garganta são alguns dos fatores que podem levar ao problema.
O cigarro também pode ser visto como um facilitador para o desenvolvimento da artrite reumatoide, inclusive pessoas que não fumam, mas têm contato com fumantes, também correm risco. Os especialistas dizem que até mesmo fatores ambientais podem ser um gatilho para o desenvolvimento de artrite reumatoide. Poluentes como a sílica, elemento principal que constitui a areia, são alguns dos que podem predispor a doença.
Sintomas de Artrite reumatoide
Os sinais e sintomas da artrite reumatoide são:
- Dor nas articulações dos dedos das mãos e pés
- Dor nas articulações dos joelhos e tornozelos
- Dor nas articulações dos cotovelos e ombros
- Dor na região do quadril
- Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações
- Rigidez matinal, que pode durar horas
- Caroços firmes de tecido sob a pele dos braços (nódulos reumatoides)
- Rigidez e dificuldade para movimentar certas articulações no período da manhã
- Fadiga
- Febre
- Perda de peso não intencional.
Tratamento
A artrite reumatoide é uma doença crônica, portanto ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Atualmente, existem tratamentos e medicações que possibilitam que a doença fique inativa e o paciente tenha qualidade de vida.
O tratamento para a artrite reumatoide varia de acordo com as características do paciente e sua resposta imunológica. No momento de dizer qual será o tratamento do paciente, o reumatologista leva em consideração as articulações atingidas pela inflamação, o grau de inchaço e a intensidade da dor entre zero e 10.
Leia também: Câncer de pele: o que é e como prevenir?