Quem tem pele oleosa sabe o drama que é controlar o excesso de brilho. Lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lencinhos umedecidos e outros produtos são algumas das medidas preventivas mais comuns.
Cuidados básicos com a pele oleosa
Os primeiros cuidados acontecem na hora do banho, com o regulamento da temperatura a água muito quente, acaba removendo a oleosidade natural da sua pele, sendo assim, fazendo com que ela acabe fabricando mais óleo. O correto é que a temperatura seja morna ou fria.
Os lenços umedecidos chegam a aliviar a quantidade de óleo em seu rosto, mas ele acaba não controlando. Em alguns casos, pode haver, um certo aumento da oleosidade. Para que isso não aconteça, sempre tenha um pouco de loção adstringente e lenços de papel em casos de emergência.
Os agentes poluentes facilitam a inflamação da pele, gerando problemas como a acne. Vale lembrar que o próprio óleo em excesso já apresenta esta propriedade, assim como a poluição, individualmente.
Quando o tempo esquenta, fica difícil escapar dele. O problema é que o ar condicionado, por ressecar o ambiente, ajuda na desidratação da pele.
Isso faz com que o seu rosto acabe produzindo mais óleo.
5 regras de ouro da pele oleosa
- Limpeza: Para ficar com a pele sequinha por mais tempo, opte por um sabonete facial indicado para quem tem problemas com cravos e espinhas, já que eles costumam conferir um aspecto matificado à pele. Se mesmo assim surgirem dúvidas na frente da prateleira, prefira produtos que contém acido salicílico na composição. Isso vai ajudar a remover a oleosidade de dentro dos poros, mas não vai deixar a sua pele sensível e ressecada.
- Proteja: Normalmente quem tem pele oleosa não gosta de usar hidratantes antes da maquiagem. Caso esse seja o seu caso, pule o hidratante e capriche na aplicação do protetor solar. O protetor solar é fundamental para a sua rotina diária de cuidados.
- Substitua: Mesmo as bases mais secas, podem fazer com que a sua pele libere mais oleosidade e no calor isso tende a se agravar. Portanto, tente substituir a sua base diária por um hidratante com cor.
- Alimente: Evite alimentos apimentados e o consumo de álcool. Tente incluir no seu cardápio cenouras, melão, espinafre e todos os outros alimentos ricos em Vitamina A, que auxilia na diminuição da produção de óleo na pele.
- Absorva: Retocar a maquiagem com pó para disfarçar a oleosidade excessiva parece algo natural e prático, mas pode entupir os seus poros e deixa um visual muito artificial e pesado na pele. Dê preferência para os papeis próprios para absorver a oleosidade.