Nem todo mundo precisa se submeter a essa varredura completa, pois a frequência ira depender do seu tipo de pele. A limpeza de pele, é mais indicado para pessoas com a pele oleosa, pois quem tem espinhas, precisa fazer o tratamento pelo menos 1 vez ao mês.
Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele), são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa limpeza de pele para recuperar o brilho e a viscosidade.
Conheça os 8 passos da limpeza de pele:
- Higienização: É a primeira fase da limpeza de pele, feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem.
- Esfoliação: Realizada com cosméticos cheios de grânulos, remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele.
- Desincrustação: Alguns dermatologistas fazem uma máscara para amolecer a camada superficial da pele e favorecer a retirada de cravos, espinhas e miliuns.
- Vapor: O rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros.
- Extração: É a caça ao inimigo. Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção, sem a necessidade de espremer com as mãos.
- Máscara calmante: Por 10 minutos, o rosto recebe uma máscara que irá recuperá-lo de tantas apertadinhas.
- Aparelho de LED: Esse estágio só aparece em procedimentos mais agressivos. O aparelho tem propriedades cicatrizante e anti-inflamatória, deixando o rosto bem menos marcado e sem a vermelhidão característica de uma limpeza mais rigorosa.
- Máscara final: Feita à base de cremes ou, nas peles oleosas, com gel.
Há muitas variações, escolhidas de acordo com a necessidade da pele após o tratamento.
Dica importante para uma boa limpeza de pele
Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados, e estar dentro do prazo de validade para que não haja risco de provocar alergias e irritações. Produtos manipulados e à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais só podem ser usados com a orientação e supervisão de um médico dermatologista.