Não é novidade que o cigarro é um vilão para a saúde. Mas você sabia que a nicotina também atrapalha o funcionamento natural da pele e é facilitadora para alguns tipos de câncer? Porém, é possível minimizar esses efeitos mudando alguns hábitos.
Os perigos do cigarro para a saúde
Não é novidade que o tabagismo afeta a saúde. Saiba os principais malefícios para a cútis causados pelo uso contínuo do cigarro.
- É comum notar em fumantes o envelhecimento precoce. Isso acontece porque a nicotina atrapalha na produção natural de colágeno, responsável pela firmeza da cútis;
- Percebe-se uma mudança na tonalidade da pele, que se torna acinzentada com o passar dos anos;
- Os poros se tornam mais dilatados e com cravos mais aparentes.
Mas não são apenas os aspectos estéticos que sofrem influência do tabaco. O cigarro é um importante fator de risco para alguns tipos de câncer de pele. Isso ocorre porque ele promove mutações no DNA celular.
Interromper o tabagismo previne o agravamento dos quadros
As alterações proporcionadas pelo cigarro, em geral, são irreversíveis. Porém, a interrupção do tabagismo previne novas mutações e evita que a produção de colágeno continue a ser reduzida além do normal. Para melhorar o aspecto envelhecido, a intervenção com tratamentos dermatológicos são de grande ajuda, mas os resultados podem demorar a aparecer. É importante ressaltar que o efeito da interrupção do tabagismo na pele não é imediato.
Saiba como amenizar os efeitos causados pelo cigarro
Para quem deseja melhorar a qualidade da pele de quem fuma é o uso de cremes à base de ácido retinoico, hialurônico e antioxidantes, como a vitamina C. Já como procedimentos, podem ser feitas aplicações de toxina botulínica e preenchimentos para a atenuação de linhas de expressão. Se o foco é reduzir manchas, o mais indicado é a luz pulsada.
Tratamentos com laser para estimular a produção de colágeno e peelings agressivos não são recomendados, pois eles trazem pouco benefício ao paciente devido à baixa capacidade de produção de colágeno.
Leia também: O que é água termal, como usar e os benefícios para pele?