Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
adotar bicicleta

Adote 7 medidas antes de usar a bicicleta para ir trabalhar

As horas perdidas no trânsito e a preocupação em preservar o meio ambiente são apenas dois bons motivos para quem quer largar o carro e adotar a bicicleta como novo meio de transporte. Mas, quem quer ir pedalando para o trabalho ou para qualquer compromisso deve seguir a cartilha dos adeptos da magrela para evitar surpresas desagradáveis durante o trajeto.

7 medidas antes de usar a bicicleta para ir trabalhar

Acostume-se com a ideia

A substituição definitiva do carro pela bicicleta não precisa ser feita sem aviso prévio. Comece aos poucos. É preciso que antes de usá-la para ir ao trabalho, você se acostume com o esforço e ao percurso que fará. Se não houver preparação, você vai chegar suado, cansado e estressado no seu ambiente profissional. Isso só provocaria desânimo e vontade de voltar a andar de carro. O ideal é que você se acostume a pedalar no dia a dia antes de adotar a bicicleta como um meio de locomoção.

Cuidado com a roupa

A roupa que você usa para pedalar também faz toda diferença. Lembre-se: você está ao ar livre e fazendo esforço, logo vai transpirar. Para quem vai de bike até o trabalho, a solução é deixar algumas peças de roupa no local de trabalho. Assim, mesmo que sue bastante, basta trocar de roupa quando chegar.

Use o tempo ao seu favor

Mesmo que o trajeto de casa para o trabalho feito de bicicleta seja muitas vezes mais rápido do que de carro, principalmente por causa do trânsito, é aconselhável sair do seu local de origem com pelo menos 15 minutos de folga. Assim, você ganha tempo para se recompor quando chegar ao destino final. Além disso, usar a bicicleta como meio de transporte é diferente de usá-la para fazer exercício. O ritmo deve ser mais lento, já que pedalar muito rápido faz com que o corpo transpire mais.

Fique atento ao clima

Para fugir da chuva, crie o costume de seguir a previsão do tempo. E tenha sempre à mão um plano B. Sempre leve uma capa de chuva e uma roupa reserva quando o clima está nublado. Não é legal chegar ao trabalho ou a um compromisso todo molhado.

Saiba usar acessórios

Capacete e luva são acessórios indispensáveis para quem quer começar a andar de bicicleta. Proteger a cabeça de um impacto e manter as mãos secas e firmes são dicas de segurança apontadas por todos os ciclistas. No entanto, é preciso escolher os equipamentos certos, principalmente no caso das mulheres.

Tenha sempre um plano B

A bicicleta é um ótimo meio de transporte, mas nem sempre dá conta do recado. Em algumas ocasiões é preciso saber aliar a magrela como o transporte público. Quando a chuva é forte ou está muito calor, procure estações de metrô que tenham estacionamento especial para bicicleta.

Incentive mais pessoas

Fica mais fácil usar a bicicleta quando mais pessoas do seu convívio têm o mesmo hábito.

Leia também: Sedentarismo: 7 dicas para começar os treinos

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar