A natação destaca-se, desde sempre, como um esporte completo e acessível. Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, gestantes, idosos e deficientes. A atividade trabalha todos os grupos musculares, melhorando o condicionamento físico, proporcionando maior flexibilidade das articulações e resistência física.
Benefícios da natação para os bebês
Mas, os benefícios não param por aí! A natação, de forma geral, melhora a condição circulatória e cardiorrespiratória, ajuda na coordenação motora e na flexibilidade, reduz estresse, melhora o sono, auxilia na recuperação de movimentos e reduz obesidade, colesterol e níveis glicêmicos.
Em qualquer idade – promove uma série de benefícios: proporcionando a sensação de bem-estar, melhorando a rotina do praticante, melhorando a autoestima (amenizando, inclusive, quadros de depressão e angústia), aumentando a concentração, relaxando a mente e ativando a memória, melhorando a socialização (ao oferecer novo ambiente de amizade e descontração) etc. Isso sem falar que melhora a qualidade de vida, ajudando a prevenir várias doenças.
E o mais interessante de tudo é que a natação é uma atividade superindicada para o bebê, pois proporciona que ele se desenvolva em toda sua plenitude. Vale destacar que as crianças, quanto mais novas, menos medo de água possuem! E, assim, a prática, o quanto antes, respeitando alguns cuidados essenciais, criará muitas vantagens aos pequenos, tanto físicas, como mentais.
Leia também: Mãe: conciliando família, filhos e vida profissional