Encontrar um exercício que ajude a emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar condicionamento físico, ajudar quem tem problemas respiratórios e que ainda tenha poucas chances de lesões pode parecer uma tarefa difícil. Mas, na verdade, um dos esportes mais praticados no mundo reúne todas essas características: a natação.
Conheça alguns tipos de nado e para aproveitar melhor sua natação
Crawl
Tipo mais fácil de nado, o crawl também é o mais praticado no mundo. Esse tipo é facilmente realizado por pessoas de todas as idades, inclusive os idosos. O movimento simples dos braços e as pernadas do crawl fazem com que ele trabalhe bastante bíceps, tríceps, quadríceps, peitoral e músculos interiores da perna.
Nado costas
Quase tão fácil de ser praticado quanto o crawl, o nado costas também é muito bom para os iniciantes. Ele trabalha os músculos posteriores das coxas, músculos costais, trapézio, tríceps, panturrilha e glúteos.
Nado peito
O nado peito, mesmo que não seja tão difícil quanto o borboleta, apresenta uma série de movimentos que podem dificultar os primeiros treinos. De acordo com a professora Rosana, a maioria das pessoas não aprende com facilidade a pernada dessa modalidade, já que o movimento não é feito naturalmente.
Nado borboleta
O nado borboleta, também conhecido como nado golfinho, é o mais difícil de ser realizado. Os movimentos não são complicados, o que o torna mais difícil é a utilização de alguns músculos e movimentos que não fazemos durante o nosso dia-a-dia.
Qual deles queima mais calorias?
Embora a natação, de maneira geral, traga benefícios à saúde, os diferentes tipos de nado trabalham partes do corpo de maneira específica, o que também causa uma diferença na quantidade de calorias queimadas.
Gasto calórico de cada nado:
- Borboleta: 840 calorias por hora
- Crawl: 720 calorias por hora
- Costas: 720 calorias por hora
- Peito: 660 calorias por hora
Quais acessórios preciso ter para começar a nadar?
O cloro das piscinas é prejudicial aos olhos e cabelos. Por isso, é importante usar óculos de natação para impedir que a água entre em contato com os olhos e lavar bem o cabelo após uma aula. Na hora de escolher os óculos, é importante optar por modelos que melhor se adaptem ao seu formato de rosto. De acordo com a professora, a touca não protege os cabelos, apenas impede que os fios fiquem soltos na água. Além do cloro, o sulfato de cobre também é usado para tratar as piscinas. Essa substância pode deixar o cabelo com uma cor esverdeada, principalmente se a cor do seu cabelo for clara.
A natação ajuda quem tem problemas respiratórios?
A professora Rosana conta que as aulas de natação são excelentes para quem tem problemas respiratórios, como asma e bronquite, já que, durante um treino, o aluno aprende a controlar a inspiração e expiração juntamente com os movimentos.
É um exercício de baixo impacto?
Mesmo sendo uma das atividades físicas que mais queima calorias, a natação traz pouco impacto para as articulações. A natação exige o trabalho de pernas, braços, abdome. A execução igual e bilateral dos movimentos garante o desenvolvimento equilibrado e amplo de todos os músculos sem causar impacto nas articulações.