Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
Quais os cuidados devemos tomar para a acne solar

Quais os cuidados devemos tomar para a acne solar

A acne solar caracteriza-se por uma erupção que atinge principalmente o tronco e a raiz dos membros superiores e que surge poucos dias após a exposição intensa destas áreas ao sol.

Formando-se lesões papulosas (semelhantes a pequenas “bolinhas endurecidas”) e pustulosas (bolhinhas de pus), sendo algumas delas doloridas e avermelhadas devido à inflamação.

Saiba como funciona

acne solar está ligada às queimaduras provocadas pela radiação. O sol aumenta a produção de sebo e diminui as células de defesa, piorando a acne. O problema tende a se intensificar no verão e costuma atingir áreas do corpo como rosto, pescoço, ombros, tórax e costas.

Como evitar que a acne solar aconteça

Por ser muito comum durante o verão, filtro solar, de preferência aqueles em base não oleosa (“oil free”), é um item fundamental na rotina de cuidados para evitar uma série de danos que o sol pode causar, como queimaduras, manchas, fotoenvelhecimento e também o temido câncer de pele. Deve ser aplicados e reaplicados antes e durante a exposição ao sol.

O tratamento pode ser feito com as medicações usualmente utilizadas para tratar a acne vulgar, como esfoliantes e antibióticos em loção ou gel, quando houver inflamação. Mesmo sem tratamento, com o passar do tempo e evitando-se a exposição solar, a acne solar tende a ir melhorando gradativamente.

Quais são as melhores formas de tratar

Depois de instalada, o tratamento da acne solar é similar ao da comum. O ideal, sempre, é procurar um dermatologista para que ele analise o seu caso e indique os produtos adequados para seu tipo de pele e uma rotina impecável.

Itens essenciais que não podem faltar

  1. Gel de limpeza;
  2. Tônico sem álcool;
  3. Esfoliante suave,
  4. Hidratante em gel.

Porém, caso haja inflamação, pode ser receitado antibiótico. Além disso, é fundamental lembrar que não espremer as espinhas é essencial para não provocar marcas e infecções.

Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.