As unhas bem feita, com uma aparência ótima fica lindíssima. Mas, nem sempre é como imaginamos. Quando elas começam ficar quebradiças, fracas e amareladas, podem ter certeza, nosso organismo está dando sinal que elas precisam ser tratadas. Infelizmente, em nosso dia-a-dia fazemos muitas coisas que as prejudicam, e acabam deixando elas quebradiças. E não só de esmalte se faz a beleza dessa área: cuidados com a pele da região são indispensáveis. Por trás do esmalte, as unhas devem estar saudáveis.
Dicas importantes para suas unhas
- Pelo menos uma vez por semana, durma sem esmalte. O uso da acetona ou removedor, esmaltes em excesso. Acabam ressecando as unhas, e deixando sem brilho e quebradiças; Alimentos sem nutrientes e vitaminas;
- Sujeiras, deixando fungos e bactérias nas unhas;
- Passe hidratante nas mãos várias vezes por dia e aproveite para massagear unhas e cutículas. Dessa forma, você pode evitar o uso do alicate,
- Importante não mexer com produtos químicos como tintura de cabelo, descolorante, detergente, água sanitária, entre outros, sem utilizar luvas.
Os perigos de roer
Parece brincadeira, mas não é. O ato de roer é chamado de onicofagia, é considerado uma compulsão que pode levar ao desgaste e a infecções sérias. Para evitar o problema, tratamento com cosméticos que deixam um gosto amargo na unha, como o onymyrrhe, que contém 20% de extrato de mirra – uma resina oleosa -, ajuda. O onymyrrhe é usado para restaurar a firmeza e fragilidade das unhas. Deve-se lavar a mão 3 a 5 minutos após a aplicação para remover o excesso.
No mercado há muitos produtos destinados aos cuidados, como: esmaltes, brilhos, bases, hidratantes, fortificantes, ceras, cremes, etc. Alguns, no entanto, podem provocar alergia. Então, procure usar somente os produtos devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em caso de dermatite de contato ou outras complicações, interrompa o uso e procure um dermatologista.