O acrocórdon ou fibroma mole é uma lesão mole de ocorrência mais frequente em adultos principalmente a partir dos 30 anos. A causa é desconhecida e pode estar relacionado com uma tendência familiar, atinge homens e mulheres.São formados por tecido colágeno frouxo envolto por pele. O acrocórdon pode aparecer como lesão única ou em grande número. Se apresenta como lesão tumoral flácida, pediculada e de superfície enrugada. O tamanho pode variar de pequeninas lesões até vários centímetros. As lesões recebem a denominação de acrocórdons quando são pequeninas, arredondadas e/ou pediculadas, com tamanho entre 1 e 5mm, coloração da cor da pele, marrom ou preta, e localizadas nas axilas, região superior do tronco e pescoço. Quando formam lesões maiores, de aspecto pendurado, também recebem a denominação de molusco pêndulo.
Diagnóstico diferencial:
- Lesões papulosas da síndrome de Cowden, dermatose, Papulosa nigricans no seu início,
- Angiofibromas,
- Ceratoses seborreica,
- Nevos nevocelulares.
A sua histologia, ou seja, se formos avaliar pelo microscópio o acrocórdon veremos apenas tecido conjuntivo frouxo e hiperplasia epidérmica. Epiderme normal recobrindo o centro fibroso-vascular constituído por colágeno frouxo ou denso, e com vasos centrais dilatados.
Como tratar o acrocórdon?
Os acrocórdons pequenos podem ser tratados por cauterização química, eletrocoagulação ou através de remoção cirúrgica. Para fibromas moles de maior tamanho, o tratamento é cirúrgico.
Geralmente, não causam problemas, mas podem ser pouco atraentes e a roupa ou a pele próxima pode causar atrito e irritá-los, podendo até haver infecção sobre o mesmo. Visto que é uma patologia que não tem involução espontânea, um tratamento tem que ser estabelecido.
Os acrocórdons(fibroma mole) podem ser tratados por cauterização química, eletrocoagulação ou através de remoção cirúrgica. Para fibromas moles de maior tamanho, o tratamento é cirúrgico.
Após a retirada do acrocórdon, haverá a formação de uma crosta (que não deve ser retirada) sobre o local, que permanecerá aí por aproximadamente 7 a 10 dias e uma pele normal nascerá. Pode haver o surgimento de novos acrocórdons ao redor da área tratada e isso não é frequente. O local deverá ser tratado com pomadas ou cremes indicados por seu médico. O local pode e deve ser lavado normalmente, tomando somente os devidos cuidados para que as crostas não sejam retiradas antes do tempo, já que estas funcionam como um curativo biológico.
Dica importante
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios
Respostas de 3
Tenho 15 anos e tenho essa coisa , mais tenho vergonha de falar prós meus pais , existe algum tratamento caseiro e simples de fazer ?
Bom dia, Marcus!
Não recomendamos um tratamento caseiro pois não há alguma comprovação médica das suas funcionalidades. O ideal é você estar contando para os seus pais sobre, e estar procurando um dermatologista para que ele possa estar orientando no tratamento.
É possível nascer acorcrodons na região glútea?