Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
doenças de unhas

Doenças de unhas: como prevenir

Ainda que os problemas nas unhas não costumem causar maiores transtornos e sejam de fácil tratamento, devemos estar atentos caso sejam um indicativo de algo mais grave.

As mulheres amam manter as unhas sempre bem cuidadas, afinal, elas são um sinal de saúde e beleza. Mas, em certas ocasiões, seja pela alimentação incorreta, a falta de vitaminas ou inclusive por causa de fungos ou infecções, as unhas se tornam mais frágeis e aparecem defeitos que começam a nos preocupar.

O que fazer então? Bom, se isso te ocorre, não se preocupe. A seguir, falaremos sobre as doenças mais comuns que afligem as unhas e qual é o melhor meio de trata-las.

1. A onicomicose

Quem já passou por esse problema sabe como é incômodo e doloroso. As micoses são doenças infecciosas causadas por fungos microscópicos que afetam especialmente as unhas. Isso é o que conhecemos como onicomicose. Ela pode se apresentar de várias formas: como uma sombra cinza debaixo da unha ou manchas brancas nessa mesma região. Outra característica é, por exemplo, uma espécie de engrossamento da prega cutânea que rodeia a unha. Esse engrossamento deixa as unhas grossas, frágeis ou estriadas.

Tratamentos

Primeiramente é recomendável procurar um médico para uma análise mais detalhada. Ele confirmará que tipo de fungo está causando a doença, que pode ser um dermatófito, uma levedura ou um mofo. Se for um dermatófito, por exemplo, o que se deve fazer é uma espécie de raspagem química por meio de curativos impregnados om substâncias que amolecem as unhas para eliminar esse elemento. Além disso, também é recomendável o consumo de antifúngicos por via oral.

2. Unhas encravadas

unha-encravada

Essa é, sem dúvida, uma realidade muito comum. Costuma acontecer quando as bordas laterais das unhas (quase sempre do dedão do pé)  crescem a ponto de entrarem na pele, causando dor e infecção. Às vezes também pode acontecer devido a algum acidente, quando algo cai em nosso pé, ou usamos calçados inadequados, e ainda, quando praticamos determinados esportes. A causa também pode ser natural, ou seja, pode haver uma unha naturalmente complicada que sempre causará esse tipo de problema.

Tratamentos

  • O tratamento para as unhas encravadas quase sempre requerem uma pequena intervenção médica, pois as infecções podem chegar a ser muito sérias.
  • A primeira recomendação é sempre uma boa prevenção e para isso é preciso lembrar, por exemplo, que é importante cortar a unha de forma reta, nunca ovalada, já que se for ovalada pode adentrar a pele dos lados. Assim, deixe sempre as bordas exteriores paralelas à pele.

3. Escamação

Unhas

Muitas pessoas sofrem com o problema de unhas descamadas. Mas o que é exatamente o problema? Trata-se de um fenômeno onde as unhas se desprendem em finas camadas, parecidas com escamas. É incômodo, as unhas se engancham nas roupas e por vezes as danificam. É preciso ter em conta que uma unha descamada é sinal claro de um problema de saúde.

E qual tipo de doença esse problema pode indicar?

Aquelas relacionadas à tireoide, à falta de hidratação, ao contato com produtos químicos, à má alimentação, à falta de descanso, ansiedade e inclusive ao estresse.

Tratamentos

A primeira recomendação é que se procure um dermatologista e, além disso, que o médico faça uma averiguação sobre o que está causando o descamamento das unhas. Enquanto isso, se você notar que o problema avança, incremente à sua alimentação doses de cálcio, vitamina A, B e D, e evite alimentos que impedem a absorção desses nutrientes, tais como o café.

Também é ideal consumir líquidos, frutas frescas e verduras para prevenir que elas descamem. Considere também as seguintes dicas:

  • Não use esmaltes baratos ou de má qualidade, já que podem conter produtos químicos que podem danificar as unhas.
  • Utilize esmaltes específicos para evitar as escamas, pelo menos por três vezes por semana. É possível encontrá-los em farmácias.
  • Evite cortar as escamas para não danificar ainda mais as unhas.
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar