No verão, é comum que o bebê sofra com brotoejas, alergias, dermatites e pequenas inflamações na pele, além das tão temidas picadas de inseto. Boa parte desses problemas acontece por causa do excesso de suor do bebê, devido ao calor. É importante deixá-lo sempre fresquinho para a que a pele consiga respirar.
Dicas para deixar a pele do bebê livre de problemas no verão
1 – Evite roupas em excesso
Muitas vezes, os pais não percebem que estão colocando roupas demais nos pequenos por não entenderem como funcionam as sensações térmicas. Muitas vezes, ele só precisa apenas de uma peça a mais de roupa que o adulto, e sempre com tecidos leves no verão. Um bom sinal de que a criança está passando calor é o suor na nuca ou as bolinhas no seu corpo. Suar, chorar, ficar irritado ou empipocar pode ser sinal de que ele está com calor.
2 – Prefira roupas de algodão
Muitos tipos tecidos não deixam a pele respirar – como náilon e poliéster – , o que pode gerar problemas de pele no bebê. O melhor tecido é o algodão puro, que deixa a pele transpirar sem reter suor.
3 – Só de fraldas
Se a temperatura estiver muito alta, o bebê pode se sentir mais aliviado ao ficar durante o dia sem roupas – só de fraldas. Essa medida refresca a sua pele se estiver muito calor, evitando alergias e problemas.
4 – Mantenha o bebê em ambiente ventilado
No verão, nada de manter o bebê em locais fechados. Quanto mais arejado e fresquinho a criança estiver, menos chances de ter doenças de pele clássicas do calor, como brotoejas que acontecem no bebê que transpira muito.
5 – Banhe-o com frequência
Com o calor, a pele do bebê pede mais de um banho ao dia. O banho deve ser morno e não se deve esfregar a pele do bebê, já que o intuito é apenas refrescar a pele. O uso de sabonete apenas em um dos banhos do dia. Se usado todas as vezes, o sabão tirar a camada de gordura responsável pela proteção da pele.
6 – Invista em pomadas protetoras
Uma das doenças de pele mais comuns para o bebê nessa época do ano é a dermatite de fraldas. Ela acontece porque a pele entra em contato com xixi e fezes – e o efeito é potencializado com o calor que acaba ficando dentro das fraldas. Por isso, é importante passar uma pomada protetora em cada troca. A pomada evitará que as fezes e o xixi irritem a pele. Outra dica é deixar o pequeno 10 minutos livre de fraldas ou com elas abertas, para permitir uma ventilação. Para evitar acidentes, procure deixa-lo sem fraldas logo depois da troca.
7 – Contra insetos, proteção física
As picadas de inseto podem causar alergias, e o problema é ainda maior em bebês recém-nascidos, já que sua pele é mais sensível. No entanto, não é recomendada a utilização de repelentes químicos na pele dos pequenos. O repelente é arriscado, pois ele pode ser absorvido pela pele do bebê, levando até mesmo a anemia e intoxicações.
8 – Não se esqueça do filtro solar
Médicos recomendam que o bebê recém-nascido não use protetor solar por ter a pele ainda muito sensível a produtos. Mas, depois de alguns meses, o filtro solar se faz muito necessário. A pele do bebê é extremamente sensível e o protetor solar evita lesões, como queimaduras.
9 – Mantenha-o hidratado
Bebês que não são alimentados apenas com aleitamento materno devem ter reforço na hidratação, seja com água ou sucos. A hidratação vem de dentro. Ao ingerir bastante líquido, a pele do bebê fica mais hidratada, evitando que as glândulas presentes na pele fiquem obstruídas e facilitem o desenvolvimento de doenças.
Leia também: Oito dicas para evitar a acne no verão