Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
anemia sintomas e cuidados

Anemia: o que é, cuidados e prevenção

A anemia é uma patologia que se caracteriza por uma diminuição anormal da concentração de hemoglobina no sangue, resultante da carência de um ou mais nutrientes essenciais. A anemia ocorre quando, seja qual for a causa, os níveis de hemoglobina no sangue são inferiores a: < 12g/dL em mulheres; < 13g/dL em homens e < 11g/dL em gestantes.
Na maioria das vezes, a anemia se desenvolve por ingestão insuficiente de ferro (anemia ferropriva).

Existem grupos de risco da anemia?

Existem algumas situações mais propícias ao desenvolvimento da anemia:
  • Quantidade insuficiente de ferro na dieta, ou formas difíceis de absorver.
  • Aumento das necessidades: infância, adolescência e gestação.
  • Situações que tornem a absorção do ferro menos eficaz: gastrectomias, cirurgias bariátricas, câncer, doença celíaca.
  • Perda de sangue, fisiológica (menstruação) ou no pós-parto, ou patológica.
  • Qualquer hemorragia, seja aguda ou crônica.
  • Pessoas com mais chance (mais vulneráveis) de deficiência de ferro são: crianças (sobretudo menores de três anos de idade), mulheres em idade reprodutiva e gestantes.

Os principais sintomas da anemia

A anemia está associada à depressão, a um desempenho reduzido no trabalho e no esporte, além de comprometimento das funções cognitivas e intelectuais. Níveis insuficientes de ferro foram associados com sintomas como apatia, irritabilidade, fadiga e dificuldade de concentração

Diagnóstico da anemia

O diagnóstico da anemia é feito, de forma geral, observando os indicadores laboratoriais (hematológicos).
  • A dosagem da hemoglobina é o principal parâmetro.
  • Ferritina: avalia os níveis de ferro no seu depósito.
  • Índice de saturação de transferrina: quantidade de ferro que está unido à transferrina (proteína de transporte do ferro). Indica se a mobilização do ferro pelo organismo é eficiente.
  • VCM (volume corpuscular médio) indica o tamanho dos glóbulos vermelhos circulantes. Se o tamanho for pequeno, significa que há pouca hemoglobina no seu interior.
  • Ferro livre: indica os níveis de ferro livre no sangue. Pode ser útil para determinar a causa da anemia.

Como tratar a anemia

A melhor opção de reposição de ferro é por via oral. Existem no mercado diversos produtos para administração oral com diferentes sais de ferro, diferenças na absorção e na tolerabilidade. Os quatro principais suplementos de ferro comercializados no Brasil são: sulfato ferroso, complexo de ferro polimaltose (ferripolimaltose), ferro aminoquelado (ferro bisglicinato) e o ferro carbonila. Estes três últimos na forma de sal férrico. E, atualmente, o mais moderno é o ferro lipossômico.

Prevenção

Em mulheres, principalmente as perdas devem ser tratadas quando excessivas na menstruação. Nas gestantes, suplementos de ferro devem ser utilizados, principalmente a partir da 20ª semana de gestação.

Sim, a dieta também é importante para a prevenção. Uma dieta mais rica em ferro (fontes de ferro) significa maior aporte de alimentos à base de carnes, que são ricas em ferro heme, como vísceras (fígado), coração, peixe (sardinha em lata) e frango. O ferro não-heme, presente no feijão, lentilha e nas verduras escuras (couve, brócolis, agrião, rúcula, espinafre, beterraba) é muito menos absorvido (5-10%) que o ferro das carnes (30%), mas também ajuda”, destaca o hematologista.

 

Estar atenta à saúde como um todo, cuidar da alimentação de uma forma geral e, sempre que notar sintomas, procurar ajuda médica, é o melhor caminho para evitar a anemia e qualquer outro problema de saúde.

 

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar