Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
angiodermite pigmentar

Angiodermite pigmentar: causas e tratamento

A angiodermite pigmentar é o nome dado às manchas que atingem as pernas resultantes do extravasamento de sangue de pequenos vasos sanguíneos. Acomete adultos e idosos que permanecem muito tempo em pé ou sentados. As células vermelhas do sangue, que saem dos vasos, dão origem à pigmentação de cor ocre resultante.

O que causa angiodermite pigmentar?

A causa do seu surgimento é desconhecida, mas o excesso de peso e a insuficiência venosa (varizes) favorecem o surgimento do quadro.
As manchas atingem as pernas e tornozelos, começando bem pequenas e progressivamente confluindo para formar manchas maiores. Com a evolução, forma-se uma mancha, com formato de bota, de coloração castanha, ocre ou marrom.
Nos casos em que há insuficiência venosa (varizes), se a angiodermite pigmentar for acompanhada de vermelhidão da pele e coceira, o ato de coçar pode ferir a pele e favorecer o surgimento de uma úlcera de estase, quando forma-se uma ferida de difícil cicatrização, geralmente iniciada por um pequeno traumatismo.

dermaweb-dermatologia-doenca-angiodermite-pigmentar-2

dermaweb-dermatologia-doenca-angiodermite-pigmentar-1

 

 

 

 

 

 

 

 

As manchas atingem as pernas e tornozelos, começando bem pequenas e progressivamente confluindo para formar manchas maiores. Com a evolução, forma-se uma mancha, com formato de bota, de coloração castanha, ocre ou marrom.
Nos casos em que há insuficiência venosa (varizes), se a angiodemite pigmentar for acompanhada de vermelhidão da pele e coceira, o ato de coçar pode ferir a pele e favorecer o surgimento de uma úlcera de estase, quando forma-se uma ferida de difícil cicatrização, geralmente iniciada por um pequeno traumatismo.

Como tratar?

Como medidas de prevenção, recomenda-se evitar o excesso de peso e permanecer em pé ou sentado por muito tempo. Para pessoas cujas profissões as obrigam a ficar nestas posições, é indicado o uso de meias elásticas compressivas e elevação dos membros sempre que possível. Também é recomendável adquirir o hábito de caminhar.
As manchas são permanentes, de difícil remoção. Alguns pacientes podem se beneficiar do tratamento com a luz intensa pulsada para obter o clareamento das manchas. O procedimento deve ser realizado com muita cautela de modo a evitar queimaduras.
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 59

    1. Tenho 43 anos e desde 2015 comecei a ficar com manchas escuras nas pernas e me foi dado o diagnostico de dermatite ocre, Chamo esta enfermidade de doença da ALMA,pois mudou totalmente a minha vida,Gostaria de me comunicar com Pessoas que tenham o mesmo problema para que juntos possamos trocar informações. Meu E Mail: rosanagales@gmail.com

      1. Oi rozana vc tbm sentia muitas dores? Pq eu sinto bastante chega ao ponto de gritar pq dó é insuportável estou sofrendo muito recebi diagnóstico hoje quarta feira vou ao médico pra ele passar medicação correta.. Por favor se vc puder me responda

    1. PODERÃO ESTACIONAR ONDE ESTÃO E ATÉ MELHORAR UM POUCO.
      SE NÃO TRATAR A OBESIDADE E O SEDENTARISMO, NÃO USAR MEIAS ELÁSTICAS 30/40 E NÃO EVITAR AS CRISES DE AVERMELHAMENTO DAS PERNAS, ELAS FICARÃO TOTALMENTE PRETAS E FERIDENTAS COM O PASSAR DOS ANOS.

    2. eu estou passando clob-x emilsonsão dermatológica onde percebi uma melhora onde meu dermatologista receitou

  1. Tenho também Angiodermite pigmentar , É tão feio gostaria de um tratamento eficaz alguém já fez e deu resultado?creme aplicação algo o meu começou no pés ,mas sei que sobe e aí vai pra pernas e horrível isso …tinha pés tão branco hoje tá escuro AFF … Alguém me responda por favor .

  2. Tenho 25 anos e desde 14 anos que isso apareceu em meus pés e até hoje não consigo ser feliz pós me incomoda bastante, sinto vergonha de sair e adoraria que tivesse um tratamento para esse problema

    1. Bom, já ficou claro de que se trata de um problema de circulação sanguínea, então, o único jeito seria tratar o problema de varizes e clarear as manchas com a luz intensa pulsada. Eu também tenho isso, e de fato é bem incomodo mesmo.

    2. Olá Viviane, li o seu relato e me indentifiquei.
      Também apareceu quando tinha 14 anos e hoje tenho 27, cada vez está mais manchada.
      E me incomoda muito também.
      Tentei tratamento com acido tioglicólico, mas é um tratamento demorado e que faz descamar e não tive paciência porque ai que aparece mais mesmo.
      Chegando o frio vou tentar a luz pulsada e volto para dar meu relato.

      1. Oi tenho 26 anos e faz 7anos que lidou com isso é falo que é muito ruim.
        Pois tenho muita vergonha de minhas pernas…para os médicos sempre me falam q isso não sair mais..alguém tiver esse problema add nas redes sociais Giselle Cintra.

    3. Viviane, eu comecei a usar uma gel que vende em farmácias, chamado TROMBOFOB GEL, passando 3x ao dia e estão saindo as minhas, sumindo.
      Passei mais de 10 anos com elas em uma perna, surgiu. Finalmente estão desaparecendo com esse gel.

  3. Estou fazendo tratamento com ácido tioglicólico. O dermatologista que passa a fórmula. Tem dado resultado, mas ainda não terminei o tratamento.

  4. Também estou passando por esse problema, ainda mais na minha idade, incomoda bastante (esteticamente). Tem melhora sim, eu utilizo uma pomada receitada por um Dermatologista e também me consultei (encaminhado por um Dermatologista) com Angiologista que solicitou um exame para verificar como estão as veias nas pernas, para minha felicidade não é alarmante não tem nada exposto, porém fico muito tempo em pé e acredito que tive um excesso de peso também. Enfim, tem cura com o clareamento, porém precisamos seguir as regras do médico. O meu clareamento veio com o uso contínuo da pomada manipulada (cheiro muito forte) e depois passei uma pomada que compramos em farmácia (receitado por outro Derma), ambos estão trazendo resultados, porém é algo demorado, deve ser mais rápido com tratamento a luz pulsada. Desejo sorte e paciência a todos para o tratamento.

    1. Hilton, boa noite. Vc poderia citar os componentes de sua pomada? Minha mãe está entrando em depressão por conta da mancha escura que tem aumentado na região da canela.
      Já foi a vários médicos e estes dizem que não há nada a ser feito. Acredito que precisamos perseverar.
      Por favor, peço-lhe que poste o princípio ativo da sua pomada.
      Obrigada.

  5. Boa noite!Estive assim há uns anos atrás,em cima do meu pé direito,estava muito escuro,consultei uma dermatologista á primiera coisa que ela me perguntou,se eu era diabética,disse não,e não sou mesmo graças á Deus. ela me receitou um Creme por nome Icaden 10mg.Fiz uso bastante tempo,notei que melhorou um pouco,mas continua voltando e já está aparecendo no pé esquerdo,me apavoro toda ……..tenho mutos vasos e varizes ,acho que seja por isso tbm. Noto qdo consumo limão em jejum e como menos carboidrato,tenho uma melhora.O Limão é bom,por que alcalina o sangue. Obrigada pela informação.

    1. Tbm já pensei em fazer tatoo, Pork em mim está nas duas pernas ,está horrível, mas a dermatologista disse q nao posso fazer em cima,mas tbm não me ajudou em nda a consulta nao me disse nda,Só receitou uma pomada p aliviar a coceira. (Clobetasol). É angustiante ver minhas pernas assim. ,:(

  6. Tbm já pensei em fazer tatoo, Pork em mim está nas duas pernas ,está horrível, mas a dermatologista disse q nao posso fazer em cima,mas tbm não me ajudou em nda a consulta nao me disse nda,Só receitou uma pomada p aliviar a coceira. (Clobetasol). É angustiante ver minhas pernas assim. ,:(

  7. Eu também tenho esse problema é minha auto estima é lá embaixo por causa disso.
    Já procurei algumas clínicas de estética é nenhuma delas conhece esse problema.
    Gostaria de indicações de clínicas de estetica quem souber por favor me passa o contato.

  8. Capiralema de 20mg comprimido meia kendall para evitar a piora durante o dia (tratamento) e à noite, psorex creme aplicado no local. Evitar o sol no local durante o tratamento. Não terminei o tratamento mas minhas manchas sumiram 70%.

  9. Tive hoje também o diagnóstico desta situação. O que mais me apavora, além é claro da questão estética é o receio de lesionar a perna e ter dificuldades de cicatrização. Por enquanto vou consultar com um angiologista. Já tentei um tratamento com vitamina C e uma pomada manipulada que não deu retorno no clareamento ( não me lembro a fórmula agora, mas vou recuperar ) . Meu dermatologista receitou por enquanto FLEBON ( 1 cap de 12 em 12 horas ) durante 03 meses e um creme CETAPHIL RESTORADERM. Recomendou o uso diário de meia de compressão e ao final da tarde colocar as pernas para cima, mais ou menos 40 minutos.

  10. Tenho dermatite ocre, apareceu e depois saiu ferida (dermatite de extase). Fiz tratamento e sequei a veia com espuma, por que não poderia operar do modo convencional já que sou obesa. Graças a Deus secou, mas ficou a sequela da mancha escura. Eu gostaria de saber se alguém conseguiu algum tipo de tratamento. Eu tenho varizes desde 12 anos. É um inferno na terra, só quem tem sabe. Da vontade de morrer muitas vezes.

  11. Ola pessoal, tambem estou sofrendo com essas manhas que se iniciaram nos tornozelos e agora esta subindo pelas canelas, isso me incomoda muito comecou a quase 2 anos, estava com sobre peso perdi 9 kg e elas estao aumentando a cada dia, queria alguma receita de pomadas de farmacia ou formula para mandar manipular, algo barato que possa esta me ajudando

  12. Tenho o problema de angiodermite pigmentar há uns 15 anos. Qdo as primeiras manchas apareceram eu procurei um especialista q me diagnosticou com insuficiente venosa. Nessa mesma época passei por cirurgia e retirei parte da safena na região da perna q estava obstruída. Mas isso não resolveu o problema das manchas, q nesse ponto estavam horríveis. Eu tinha vinte e poucos anos e já depressiva pela situação. Procurei todo tipo de ajuda médica, todos me desanimaram quanto ao desaparecimento das manchas. A cirurgia não amenizou o problema, apenas evitou q piorasse, e nenhum dos cremes e pomadas clareadores, foram eficazes. Um dia, por acaso desabafei com uma amiga sobre o problema, ela tinha muita experiência pois havia sido assistente de uma médica dermatologista. Essa amiga me sugeriu usar injeção de clexane. São injeções utilizadas para melhorar circulação venosa. São caras, mas estava desesperada e ia fazer de tudo por uma solução. Comecei a usar as injeções semanalmente, era enfermeira e eu mesma me aplicava, muito simples e sem dor.
    Aconteceu o que os médicos me disseram ser impossível: as manchas sumiram!
    Ao longo de aproximadamente seis meses, as manchas desapareceram completamente e eu passei a usar a injeção de forma mais espassada, a cada 15 dias, depois uma vez por mês. Há dois anos engravidei do meu filho e por conta disso parei de tomar, depois não voltei a tomar por estar amamentando, as manchas começaram a surgir novamente. Já não estou mais amamentando e retornarei o uso periódico de clexane. Foi solução pra mim, e por ver tantos depoimentos me coloquei no lugar dessas pessoas, decidi compartilhar minha história.
    Deus abençoe a todos. Abraços.

  13. eu a proveito aqui pra me abrir com pessoa que realmente sabem do que estou falando ,pois só quem tem sabe .minha vida mudou completamente minha alta estima ficou 50% pra baixo hoje morro de vergonha de usar um short, uma saia,vestido coisa assim principalmente se for durante o dia alguém por favor indica algo que realmente sirva pois os que tentei todos sem sucesso…

  14. Oi rozana vc tbm sentia muitas dores? Pq eu sinto bastante chega ao ponto de gritar pq dó é insuportável estou sofrendo muito recebi diagnóstico hoje quarta feira vou ao médico pra ele passar medicação correta.. Por favor se vc puder me responda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar