Há muitas técnicas para renovar o visual e mudar a cor dos cabelos. Uma dessas técnicas é a balaiagem, conhecida por agredir menos os fios do que outros procedimentos. A balaiagem tem a vantagem de iluminar o rosto. É uma técnica para clarear sutilmente os fios, da raiz às pontas.
A balaiagem trabalha com mais de uma tonalidade. É um procedimento de luzes em que optamos por mais de um tom nas cores de luzes, ou seja, um louro claríssimo e um louro claro ou médio. Eu também gosto de um fundo escuro para um efeito esfumado.
A balaiagem traz um estilo diferenciado que se destaca em qualquer cabelo com luzes ou mechas. O cabeleireiro faz o alerta de que o cabelo não pode estar muito danificado para receber o procedimento. Quando o cabelo está nessas condições, opto por fazer apenas um tom.
A diferença entre balaiagem, luzes e mechas
Balaiagem, luzes e mechas são técnicas usadas para clarear os fios. Cada uma tem as suas características e resultará em efeitos diferentes. Para ajudar quem está pensando em clarear o cabelo e ainda não decidiu qual técnica adotar, apontamos aqui as principais diferença entre os procedimentos.
Em relação ao danos causados aos fios, alguns profissionais dizem que a balaiagem agride menos do que outros procedimentos. No entanto, todos os procedimentos químicos danificam os fios. O cabelo sendo descolorido vai estragar de qualquer forma.
Por usar mais de uma tonalidade, o dano pode ser até maior do que em outros procedimentos. O certo é procurar um profissional que realmente preze pela saúde dos fios. Ele vai entender a necessidade de fazer uma boa reposição de aminoácidos. Sempre digo que se o cabelo está bem tratado qualquer química cai bem.
A diferença principal entre a balaiagem e as luzes, é que as luzes são descolorações mais simples, discretas, em um único tom e mais finas. Já a balaiagem é uma descoloração mais expressiva, geralmente se usam dois a três tons, resultando em mais atitude e estilo.
A diferença entre a balaiagem e a mecha é quase inexistente. A única diferença é que, geralmente, as mechas são mais grossas e a balaigem mais fininha. Mas no dia a dia os termos se confundem.
Leia também: 10 erros na hora de pintar os cabelos