Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
oleosidade no cabelo

Cabelo oleoso: como acabar com a oleosidade dos fios

Você acorda, lava os cabelos, seca, se prepara para o dia e quando chega a hora do almoço já dá para ver aquela oleosidade começando a aparecer. No final do dia, ela aumentou e no dia seguinte a forma e volume já estão comprometidos, e é bem capaz que o efeito “escorrido” seja a definição do visual.

Para não desanimar, é preciso entender que a oleosidade não é algo ruim, pelo menos não quando ela está em uma quantidade normal. O sebo é o óleo natural produzido na região do couro cabeludo. Ele protege todo o cabelo contra quebra e contra a poluição.
Contudo, quando ela aparece em excesso, além de ser prejudicial para o visual, pode ocasionar diversas complicações como dermatites, caspa e até a queda de cabelo. Entre as possíveis causas da oleosidade em excesso temos primeiramente as questões fisiológicas e alterações hormonais, que levam as glândulas a produzirem maior oleosidade.
Além disso, fatores externos como banho muito quente, uso de secador em temperaturas elevadas e também influências de cosméticos, como xampus não compatíveis com o tipo de cabelo e o uso exagerado de condicionadores e cremes também podem contribuir. Outro fator que estimula a oleosidade, muitas vezes, está ligado ao ambiente de trabalho da pessoa, por exemplo, locais como cozinha e oficinas mecânicas onde há contato constante com substâncias oleosas.

Cabelo oleoso: como acabar com a oleosidade dos fios

As causas que favorecem a oleosidade excessiva dos fios são muitas, mas não se desespere, é possível se livrar desse problema com alguns cuidados.

1 – Lavar os cabelos em dias alternados

Quem tem cabelo oleoso não pode descuidar da rotina de lavagem dos fios. Lavar pouco aumenta a oleosidade e vezes demais pode ter o mesmo efeito.

É melhor lavar os cabelos em dias alternados. Não é indicado ficar dois ou três dias sem lavar ou lavar três vezes ao dia. Se você não tira a oleosidade na medida ideal a glândula sebácea fica muito estimulada a produzir mais.

2 – Usar xampus para cabelos oleosos

Xampus específicos para cada tipo de cabelo não são um mito, há um estudo para desenvolver cada produto e eles tendem a ser melhores para este tipo de fio. Os para cabelo oleosos possuem tensoativos, ou seja, substâncias encarregadas de se ligarem em gorduras e sujeiras e levá-las embora com o enxague.

O Lauril Sulfato de Sódio é um tensoativo que age como um potente agente desengordurante. Presente em xampus e sabonetes líquidos, o Lauril Sulfato de Sódio, proporciona limpeza e remoção do óleo dos cabelos.

3 – Desconfiar do efeito rebote

O efeito rebote, neste caso, seria quando o xampu removeria o sebo capilar em excesso, fazendo com que o organismo entenda que ele precisa produzir mais óleo para suprir aquela necessidade.

Contudo, não há evidências que comprovem a ocorrência desse efeito. Além disso, nem o lauril ou outro tensoativo mais suave vão atuar nas glândulas sebáceas, portanto a produção de oleosidade será a mesma, o que significa que o efeito neste sentido é um mito.

4 – Evitar banhos muito quentes

A água quente pode gerar um maior ressecamento da pele e couro cabeludo e acabar estimulando as glândulas a produzirem mais oleosidade.

Por isso, a recomendação dos especialistas é que a pessoa tome banho com a água morna, o mais fria que ela conseguir, para evitar este efeito. Não adianta tomar um banho quente e depois apenas finalizar com um jato frio, pois a glândula já foi estimulada a produzir mais, então a pessoa acaba se enganando achando que apenas com um jato frio conseguiria reverter este estímulo.

Leia também: Tipos de Cabelo: saiba qual o seu e cuide corretamente

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.