A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.
Causas da conjuntivite
A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.
Fatores de risco
Sim. Baixa imunidade e colocar as mãos sujas e/ou contaminada nos olhos, e doenças que podem predispor como herpes doenças autoimunes ou virais.
Quais os sintomas
- Olhos vermelhos e lacrimejantes
- Pálpebras inchadas
- Sensação de areia ou de ciscos nos olhos
- Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana)
- Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral)
- Coceira
- Fotofobia (dor ao olhar para a luz)
- Visão borrada
- Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito a partir do exame oftamológico feito com o Bomicrospia, um aparelho que aumenta a imagem no mínimo 10x, permitindo uma detalhada avaliação do quadro. Em alguns casos podem ser feitas coleta da secreção para exames.
Tratamento
O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite . Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.
Leia também: Dicas para evitar infecções durante a catapora