O melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.
É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém podem afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.
A pele negra tem algumas particularidades que são interessantes (para alguns, até mesmo invejáveis). Em geral, ela apresenta uma oleosidade natural que faz com que os sinais de envelhecimento da pele sejam um pouco menos evidentes, além de apresentar uma incidência do câncer de pele menor, se comparada a outros tipos de pele.
Tipos de Melasma
- Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
- Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
- Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.
Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece.
Porém ela é mais propensa ao melasma do que as peles mais claras. Como existe uma maior concentração de melanina, ela acaba mais propensa ao surgimento de manchas na pele e mais sensível a alguns procedimentos estéticos, principalmente aos realizados com lasers.
Causas
São diversos os fatores que podem desencadear o surgimento do mesmo, dentre eles:
- Exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão.
- Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide
- Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.
Hoje já existem procedimentos que minimizam os danos do melasma também na pele negra.
Leia também: Vitamina C: os benefícios para o rosto