Uma maneira muito enraizada no pensamento de muitas pessoas é a de que para praticar o consumo consciente é preciso ter apenas roupas atemporais, ou seja, aquelas que nunca saem de moda. Mas essa é apenas uma das diversas maneiras de consumir conscientemente.
Confira abaixo mais dicas para consumir sem culpa
Saiba de onde vem a matéria-prima
Muitos tecidos são produzidos a partir de processos químicos que causam danos ao meio-ambiente, sejam tecidos sintéticos ou até mesmo o algodão, que em sua produção pode deixar muitos resíduos de agrotóxico no ambiente. Se você busca um consumo consciente procure comprar de marcas que dão informações nas etiquetas sobre seus produtos, tais como origem e composição da matéria-prima.
Dê preferência a produtos artesanais
Comprar de uma pessoa ou até mesmo de uma marca que produz em pequena escala e artesanalmente, ajuda a movimentar a economia local, além de dar a possibilidade de saber de onde toda a matéria-prima veio, como o produto foi feito e, ainda por cima, leva uma peça única.
Compre produtos feitos com materiais de qualidade
Um produto de qualidade pode durar muito mais do que um produto de qualidade ruim. Se o produto dura mais, a necessidade de substituir ele demorará a aparecer, o que diminui o consumo e a quantidade de lixo no planeta.
Prefira marcas que tenham consciência ambiental
Quanto mais pessoas buscam comprar de marcas que tenham consciência ambiental, mais marcas buscarão esse recurso diferencial para atrair clientes. Além dos outros vários motivos citados nos tópicos acima.
Busque saber se o produto é fruto de trabalho escravo
A não ser que você esteja comprando de quem fez, pode ser difícil ter certeza de que um produto não é fruto de trabalho escravo.
O consumo desenfreado pode causar graves danos à saúde emocional comprar pode se tornar um vício como comer, usar drogas ou beber, por isso é importante refletir sobre esse comportamento. Comprar envolve uma série de fatores e planejar o ato de forma responsável e consciente pode fazer bem para você, para o seu bolso e para o planeta.
Leia também: 8 dicas para fazer boas compras online