As cicatrizes fazem parte do processo natural da recuperação de lesões nas camadas internas e externas da pele, podendo ser causadas por cortes, queimaduras, doenças, processos cirúrgicos e até espinhas. Mas graças a maquiagem e alguns tratamentos, é possível minimizar as marcas.
Tipos de Cicatrizes
- Atróficas – As cicatrizes são consideradas atróficas quando resultam na perda de tecidos no local, deixando uma espécie de buraco na pele.
- Hipertróficas – Ocorrem quando o organismo produz uma alta quantidade de colágeno de forma desorganizada. Têm um aspecto avermelhado ou rosado e textura elevada em relação a pele do local.
- Quelóides – São mais grossas em alto relevo com coloração avermelhada. Deve-se ao crescimento em excesso do tecido de cicatrização no local de um ferimento já curado.
- Normotrófica – Quando a cicatriz fica semelhante ao estado anterior à lesão.
Tratamentos
Procedimento à laser, peeling químico, subcisão e preenchimento são alguns dos tratamentos que minimizam as cicatrizes. Os resultados desses procedimentos dependem da gravidade das lesões, por isso, é essencial consultar um dermatologista para avaliar a severidade da lesão e o tratamento apropriado.
Maquiagem
Para uma solução momentânea, barata e prática, a maquiagem pode ser uma bela opção na hora de disfarçar as cicatrizes de menores proporções, principalmente se elas estão no rosto. A atriz Bárbara Paz é uma das adeptas da maquiagem afim de disfarçar as marcas. Desde os 17 anos a atriz carrega cicatrizes profundas no rosto, resultado de um acidente de carro. Mas com ajuda da maquiagem consegue obter um resultado bem natural.
Como?
É simples, disfarçar uma cicatriz é como corrigir as olheiras e espinhas:
- Limpe bem o local
- Aplique normalmente o primer, a base, o corretivo, etc.
- Para cobrir a área da cicatriz aplique um pouquinho mais de corretivo na área (se a cicatriz for avermelhada utilize um corretivo de cor amarela).
- Por fim, aplique o pó facial translúcido.
Leia também: BB cream, CC cream ou DD cream: qual a diferença?