As atividades repetitivas do nosso dia-a-dia aliadas ao estresse acabam deixando os músculos do rosto tensos. Uma massagem facial pode ser, então, uma excelente pedida para aliviar toda essa tensão e recuperar o viço da pele.
Qual é a função da massagem facial?
São exercícios que trabalham a musculatura do rosto e ainda suavizam as marcas de expressão.
A técnica é eficiente para dissolver os pontos de tensão, melhorar o tônus muscular e ativar a circulação do rosto. Pode ser usada para potencializar um tratamento de pele ou, simplesmente, para aliviar a expressão pesada e cansada.
O rosto possui um padrão de harmonia e equilíbrio, onde todos os músculos se encaixam com precisão. Ao fazermos cirurgia estética, comprometemos esta harmonia; os músculos e a pele sentem a transformação. Com a massagem, ativamos a circulação e a pele vai se beneficiando a cada movimento. A massagem nos pontos da cabeça irá refletir-se também na revitalização do cabelo e prevenção da queda.
Benefícios da Massagem facial
- Remove as células mortas.
- Melhora a circulação.
- Mantém a pele com um tom natural saudável e com elasticidade combatendo assim as rugas e flacidez do rosto.
- Relaxa e tira essa expressão cansada e ainda por cima rejuvenesce a pele.
- Ameniza as olheiras e bolsas sob os olhos.
Como fazer a massagem facial?
Você vai precisar de uma toalha aquecida e um hidratante facial.
- Esfregue as mãos rapidamente, para produzir calor entre as palmas. Feche os olhos, e apalpe pausadamente toda a superfície da face com as palmas abertas para sentir o conforto do toque aquecido. De maneira leve, tranquila e profunda, inspire e expire. Sinta o ar enchendo o peito e os pulmões. Relaxe.
- Na sequência, abra as mãos, e na testa, coloque as pontas dos dedos, um de frente para o outro, menos as dos polegares, deixando o dedo mindinho um pouco acima das sobrancelhas. Coloque a pressão que considerar confortável, e deslize para os lados, até as têmporas. Em seguida, substitua os quatro dedos pelo polegar, e deslize nas laterais do rosto, até que se reencontrem sob o queixo. Mantenha os polegares no queixo, e com a pontas dos outros dedos, alise as bochechas. Faça no mínimo 5, e no máximo 10 vezes.
- Posicione os indicadores cerca de 1 centímetro acima da área entre as sobrancelhas. Pressione a cabeça contra os dedos. Fique nesta posição por 30 segundos, sempre respirando de maneira profunda.
- Nas têmporas, numa área mais profunda, logo após o término das sobrancelhas, coloque os polegares. Pressione levemente, também por 30 segundos.
- Com a cabeça centralizada e na vertical, coloque os polegares ao lado de cada narina, com o lado da unha tocando a face. Com pressão moderada, deslize os dedos para cima, de forma longitudinal, em direção ao alto, e para as laterais das bochechas. Cada um destes movimentos deve ser lento, levando cerca de 20 segundos. Faça quantas vezes desejar.
- Abra os dedos, deixando cada um dos indicadores no topo de cada lado da mandíbula, e com os polegares no queixo, ou no pescoço. Desça o indicador fazendo pequenos movimentos circulares, até chegar ao queixo. Lentamente, faça 5 vezes.
- Aperte o indicador e polegar contra o contorno, no topo de cada uma das orelhas. Aperte em movimentos sucessivos, percorrendo todo o contorno. Quando chegar à extremidade final, faça o caminho de volta. Repita quantas vezes quiser. Em seguida, pegue uma toalha quente, mas com a temperatura branda o suficiente para não queimar o seu rosto, e coloque sobre a face. Deixe cerca de 1 ou 2 minutos, retire, e para concluir, aplique um pouco de hidratante facial, fazendo movimentos circulares.
Leia também: 3 formas de usar o ácido hialurônico na pele