Os nutricosméticos estão conquistando as mulheres pela praticidade. Também conhecidas cápsulas da beleza, as pílulas multicoloridas prometem eliminar aqueles incômodos femininos como rugas e celulites.
O que são nutricosméticos?
As chamadas cápsulas da beleza contêm uma associação de vitaminas, minerais, carotenoides e flavonoides, entre outras substâncias, que possuem a missão de combater as carências nutricionais, a oxidação dos tecidos e estimular as funções da pele para restaurar a beleza do corpo e do rosto.
Como funciona?
A maior parte dos produtos nutricosméticos usam em sua composição as substâncias antioxidantes. São compostos como as vitaminas A, C e E, o licopeno (presente no tomate), os bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras), as catequinas (presentes no chá verde, uvas e morango), o ácido fenólico (presente no brócolis, cenoura, grãos integrais) e a quercetina (das cascas de uva e vinhos). Essas substâncias são conhecidas, principalmente, por ajudar a retardar o envelhecimento.
Eficácia
A maioria dos dermatologistas consideram os nutricosméticos um recurso interessante. Trata-se de um conceito de beleza de dentro para fora, que associa a boa condição da pele com saúde para melhorar a aparência. Em tese, eles oferecem minerais e vitaminas em uma forma química que permite melhor absorção pelo organismo, quando comparados aos suplementos tradicionais.
Contraindicação
Ingerir cápsulas para ficar bonita parece uma ideia boa, mas que pode oferecer riscos se não for prescrita por um especialista.
Leia também: Dicas para manter seus pés hidratados