Um dos objetivos mais comuns da maquiagem é chamar a atenção para os olhos. Os cílios são grande parte desse processo: quanto mais longos, curvados e volumosos, mais destacado fica o olhar.
Para ajudar nessa missão, uma série de produtos foram desenvolvidos e fazem toda a diferença – máscaras para cílios dos mais variados tipos, curvex, cílios postiços. Porém, nem sempre temos disponível o tempo (ou a paciência) necessário para deixar os cílios mais encorpados.
E, se seu sonho é acordar todos os dias com cílios longos e volumosos sem precisar de rímel, o alongamento de cílios pode ser uma ótima forma de alcançar o que deseja.
Alongamento de cílios
O alongamento de cílios é um procedimento que promete deixar os cílios mais longos e com mais volume. A diferença é que a técnica tem um resultado mais natural, sem deixar aquele “aspecto de maquiagem”, e é mais permanente que qualquer outro produto: o efeito do alongamento dura por semanas.
A maior vantagem é que com o alongamento, não é mais tão necessário o uso de rímel ou cílios postiços. Além disso, o olhar fica muito mais valorizado. O alongamento para quem tem os cílios muito curtos “mas gosta de valorizar o olhar a partir dos cílios”.
Tipos de alongamento de cílios
Se você decidiu fazer alongamento de cílios, o primeiro passo é escolher que efeito você busca, o que vai influenciar na escolha do tipo de alongamento: o efeito final é a principal diferença entre os métodos de aplicação.
Quanto aos materiais utilizados não há diferenças. O alongamento é feito com fios sintéticos que imitam os cílios naturais, feitos geralmente de materiais leves como seda ou mink. Esses fios são fixados junto aos cílios naturais com uma cola específica para esse procedimento – que não é a mesma usada para aplicar cílios postiços – e a ajuda de uma pinça.
Para que tudo dê certo, é fundamental contar com profissionais qualificados e de confiança. É um trabalho muito delicado, em uma região sensível, é preciso ter cuidado e responsabilidade para um bom resultado.
Além de garantir que o profissional é capacitado. É essencial que se use produtos de qualidade, lembre-se de se certificar de que o local escolhido usa bons produtos – e não apenas os cílios sintéticos devem ser conferidos, mas também a cola!
Alongamento fio a fio
O alongamento fio a fio é o mais conhecido tipo de alongamento de cílios. Nessa técnica, aplica-se um fio sintético por vez, junto a cada um dos cílios naturais. É possível optar tanto pela aplicação dos cílios sintéticos em toda a extensão da pálpebra quanto pela aplicação apenas do meio para o final, dependendo do efeito desejado e do tamanho dos cílios naturais.
Alongamento volume russo
A técnica de alongamento volume russo é indicada especialmente para quem deseja um efeito mais marcado e dramático nos cílios. Aqui, ao contrário da aplicação de um cílio sintético para cada cílio natural, aplica-se vários sintéticos junto a cada cílio natural. Conforme o efeito desejado, é possível aplicar de dois a seis fios por vez. Por isso, esse tipo de alongamento também é chamado de 2D, 3D, 4D, 5D ou 6D – cada um correspondendo à quantidade de fios sintéticos aplicados em cada cílio natural.
As sessões de ambos os tipos duram, em média, 1h30min. Os preços variam muito conforme o estabelecimento, ficando em uma faixa de R$ 150,00 a R$ 250,00. Alguns profissionais fazem pacote com o valor da manutenção, pergunte se esse é o caso.
Leia também: Maquiagem para pele madura: ideias, dicas para inspirar