Os anos passam, o metabolismo desacelera, as primeiras marcas de expressão surgem e você se dá conta de que já não é mais uma adolescente.
Se a maturidade traz alguns sinais dos quais não gostamos muito, ela também contribui para que sejamos mais calmas e centradas, pois aprendemos a tomar as rédeas da nossa vida.
Pelo menos, é assim que gostaríamos que fosse, certo? Infelizmente, nós sabemos que alguns dias são verdadeiros desafios para a nossa existência, ainda mais quando tudo e todos parecem querer nos tirar do sério.
Mantenha a calma e respire: é possível se manter equilibrada e agir com sabedoria mesmo quando o mundo parece desabar ao nosso redor.
Confira as dicas para se tornar uma pessoa calma, madura e produtiva
1.Tenha em mente: é você que importa
A gente vive se comparando com as outras pessoas em relação ao corpo mais sarado, ao salário mais gordo, às roupas mais bonitas… Mas, na verdade, o que importa de verdade é o quanto você está satisfeita com você mesma.
Afinal, você é a única pessoa que conhece todas as dores e delícias de ser quem você é, certo?
2. Pare de pensar demais
“O que essa mensagem com um sorrisinho quer dizer? E esse e-mail todo formal? Será que minha sogra foi simpática porque, na verdade, ela está tramando contra mim?”
Esses são exemplos que passam pela nossa cabeça quando pensamos demais e tentamos interpretar cada vírgula ao nosso redor. Da mesma forma que só você conhece você mesma, é impossível decifrar as intenções de outra pessoa sem conversar com ela. Relaxe.
3. Ria de você mesma
Não leve a vida tão a sério e não se leve tão a sério também. Por mais profissional, dedicada e responsável que você seja, as coisas às vezes vão sair do controle e você vai acabar fazendo alguma trapalhada. A dica para essas ocasiões é: ria de você mesma!
4. Primeiro o trabalho, depois a diversão
Se quando criança você precisava primeiro fazer a lição de casa para depois poder brincar, saiba que isso não muda depois que crescemos. O que muda é que, agora, somos nós mesmas que precisamos ter a disciplina para cumprir com as obrigações primeiro.
Se possível, trabalhe com aquilo que você gosta – ou menos tente encontrar uma motivação no seu trabalho – e seus dias se tornarão mais leves. Com o dever cumprido, a diversão será muito melhor.
5. Corte as fofocas
Ficar sabendo de todos os bafões pode ser muito tentador, mas você com certeza ganhará mais em tempo e energia se se mantiver longe do disse-que-disse.
Isso vale para a turma da academia, o grupo de mães e o pessoal do trabalho, ok? Quando você perceber que a maledicência vai começar, reflita se vale mesmo perder tempo com aquela conversa. Se não acrescentar nada na sua vida, corte!
6. Assuma a sua responsabilidade
Seu salário é baixo porque seu chefe não te dá oportunidade de crescer? Você engordou uns quilinhos porque as amigas insistiram para que você comesse um pedaço de bolo? Você chegou atrasada porque o trânsito estava um caos?
Pois chega de colocar a culpa dos outros. Assuma todas as responsabilidades e consequências dos seus atos e tome as rédeas da sua vida.
7. Sorria e acene
Quando alguém estiver te tirando do sério, reflita por alguns momentos: vale mais a pena entrar em uma discussão para provar seu ponto de vista ou apenas relevar e seguir a sua vida?
Muitas vezes, a melhor opção é simplesmente sorrir e acenar, sem se deixar afetar muito por comentários maldosos, palpites não requisitados ou grosserias desnecessárias. Você ganhará tempo e energia para cuidar do que realmente importa.
Não é fácil se manter calma e agir com maturidade em todos os momentos, porém, com um treino diário, se torna mais natural controlar os ímpetos e se incomodar menos com os problemas do dia a dia. Boa sorte!
Leia mais: 20 hábitos que você deve eliminar da sua vida antes dos 30