O terror noturno é um distúrbio do sono e dura alguns minutos. Frequentemente pode ser acompanhado de sonambulismo. Embora a prevalência seja bem maior em crianças de até 5 anos, pode ocorrer em outras faixas etárias.
O terror noturno (TN) é um distúrbio do sono que está incluído no grupo das parassonias. Caracteriza-se por um comportamento abrupto de agitação motora e medo ou manifestação de terror, com duração breve, durante o sono. Ocorrem manifestações físicas de terror/medo, como por exemplo, taquicardia e sudorese. A pessoa em geral não responde aos estímulos do ambiente.
Tipicamente, a criança no meio da noite grita, agita-se na cama, tem a expressão de medo ou terror; isto dura alguns minutos e ela volta a dormir como se nada tivesse acontecido. Devido à agitação, eventualmente a criança pode se machucar, havendo muitas vezes necessidade de contê-la para evitar ferimentos. Geralmente a pessoa não se lembra no dia seguinte do episódio de TN. O TN é típico de crianças, em geral entre os 3 e os 8 anos de idade (até 6% de prevalência), sendo mais raro em adultos (2% de prevalência).
Terror Noturno X Pesadelo
O sono é dividido em fase REM (Rapid Eye Movements) e não-REM. O TN ocorre na fase não-REM; já o pesadelo, durante a fase REM (período do sono em que ocorrem os sonhos). Os pesadelos, em geral, apesar de impactantes, ocorrem durante o sono REM, mais profundo, e em geral podem ser lembrados sem grandes confusões. Muitas vezes a pessoa nem mesmo acorda ou acorda rapidamente, voltando a dormir em seguida. Já o terror noturno é acompanhado de sintomas típicos, e ocorre em estágios de sono menos profundos, ocasionando desorientação e sensação de pavor. Em geral, os conteúdos não podem ser recordados.