A impingem, conhecida cientificamente como Tinea corporis, é doença de pele causada por fungos, que provoca o surgimento de pequenas vesículas de líquido claro, que secam e ficam amareladas ou avermelhadas, ao longo do tempo.
Geralmente, esta doença é mais comum em crianças e idosos, mas pode acontecer em qualquer idade devido a falta de higiene ou a transpiração excessiva, por exemplo. As áreas do corpo mais afetadas são normalmente o tronco, a virilha, o rosto e os braços, mas as vesículas podem surgir em qualquer lugar.
A impingem é uma doença muito contagiosa, principalmente se alguém entrar em contato com a lesão de uma pessoa contaminada ou com objetos que tiveram perto. E, por isso, durante o tratamento é aconselhado evitar a partilha de objetos pessoais como toalhas, roupas ou lençóis.
Como é feito o tratamento
O tratamento para impingem deve ser sempre prescrito por um dermatologista, mas geralmente é feito com pomadas ou cremes para impingem, nos casos mais leves, ou com a ingestão de remédios antifúngicos orais por até 30 dias, nos casos mais graves.
Alguns exemplos de pomadas para tratar a impingem são o Clotrimazol ou Miconazol, por exemplo. Saiba mais sobre os remédios utilizados no tratameto da impingem.
Durante o tratamento, é ainda recomendado manter boa higiene pessoal, mantendo todas as regiões bem lavadas e seca, evitar a partilha de objetos pessoas e evitar coçar as feridas, pois aumenta o risco de transmissão da doença.
O que causa a Impingem
A impingem surge quando existe um desenvolvimento excessivo de fungos na pele e, isso, normalmente acontece em regiões quentes e úmidas. Assim, a impingem é mais frequente quando:
- Se fica com a pele molhada por muito tempo;
- Não se faz a higiene adequada;
- Não se seca bem a pele depois do banho, especialmente nas dobras de pele.
Além disso, também se pode pegar impingem ao entrar em contato diretamente com a pele de uma pessoa ou animal infectado.
Principais sintomas
Os principais sintomas de impingem são:
- Coceira na pele;
- Manchas avermelhadas com bordas que aumentam;
- Pele com escamação;
- Pequenas bolhas na pele.
Quando surgemestes sintomas, é recomendado consultar um dermatologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Leia também: Como identificar e tratar as manchas na pele