Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.

TURBECULOSE:

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões do paciente, ocasionando tosse, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Casos mais avançados podem apresentar escarro com sangue.

Entenda melhor a causa, tratamento e formas de prevenção dessa doença, que atualmente – devido à falta de saneamento básico adequado – volta a ser um problema mundial de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento.

Causa

O agente causador da tuberculose é a bactéria mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ele é transmitido de indivíduo para indivíduo, através da tosse ou do contato próximo.

Sintomatologia

  • Tosse seca contínua que, prolongando-se por mais de quatro semanas, passa a apresentar secreção e, posteriormente, transforma-se em tosse com sangue;
  • Cansaço excessivo;
  • Febre baixa;
  • Sudorese noturna;
  • Falta de apetite;
  • Palidez;
  • Emagrecimento;
  • Rouquidão;
  • Fraqueza;
  • Prostração.

Nos casos graves, podem aparecer dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue através da tosse, colapso pulmonar e acúmulo de pus na pleura, que é a membrana que reveste o pulmão. Se houver o comprometimento desta membrana, é comum que o paciente sinta dor no tórax.

Tratamento

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e possui 100% de eficácia quando seguido corretamente e de forma contínua, de acordo com orientação médica. Sua duração normal é de seis meses, mas, em muitos casos, o paciente o interrompe ao perceber a melhora dos sintomas. Por isso é importante que o acompanhamento seja feito regularmente, até que a doença esteja efetivamente curada e a possibilidade de retorno dos sintomas, completamente afastada.

Prevenção

Um dos passos importantes na prevenção da tuberculose é a manutenção de cuidados básicos com higiene. Evitar permanecer em ambientes fechados e evitar aglomerações.

Busque auxilio médico para um melhor diagnóstico e melhor acompanhamento.

Leia também: Anemia: significado, sintomas e prevenção

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar