Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.

TURBECULOSE:

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões do paciente, ocasionando tosse, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Casos mais avançados podem apresentar escarro com sangue.

Entenda melhor a causa, tratamento e formas de prevenção dessa doença, que atualmente – devido à falta de saneamento básico adequado – volta a ser um problema mundial de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento.

Causa

O agente causador da tuberculose é a bactéria mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ele é transmitido de indivíduo para indivíduo, através da tosse ou do contato próximo.

Sintomatologia

  • Tosse seca contínua que, prolongando-se por mais de quatro semanas, passa a apresentar secreção e, posteriormente, transforma-se em tosse com sangue;
  • Cansaço excessivo;
  • Febre baixa;
  • Sudorese noturna;
  • Falta de apetite;
  • Palidez;
  • Emagrecimento;
  • Rouquidão;
  • Fraqueza;
  • Prostração.

Nos casos graves, podem aparecer dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue através da tosse, colapso pulmonar e acúmulo de pus na pleura, que é a membrana que reveste o pulmão. Se houver o comprometimento desta membrana, é comum que o paciente sinta dor no tórax.

Tratamento

O tratamento da tuberculose é feito à base de antibióticos e possui 100% de eficácia quando seguido corretamente e de forma contínua, de acordo com orientação médica. Sua duração normal é de seis meses, mas, em muitos casos, o paciente o interrompe ao perceber a melhora dos sintomas. Por isso é importante que o acompanhamento seja feito regularmente, até que a doença esteja efetivamente curada e a possibilidade de retorno dos sintomas, completamente afastada.

Prevenção

Um dos passos importantes na prevenção da tuberculose é a manutenção de cuidados básicos com higiene. Evitar permanecer em ambientes fechados e evitar aglomerações.

Busque auxilio médico para um melhor diagnóstico e melhor acompanhamento.

Leia também: Anemia: significado, sintomas e prevenção

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.