Pessoas que tem pele oleosa/mista tem mais tendência a ter oleosidade também nas unhas. Isso faz com que os esmaltes não fixem totalmente na unha, resultando em esmalte descascando em menos de 2 dias após a esmaltação.
Unhas com cara de “vencidas” são uma realidade corriqueira e a correria da semana raramente deixa espaço para uma passada no salão. O jeito é cuidar do problema antes que apareça e se munir de todas as estratégias possíveis pra fazer o esmalte ficar no lugar por mais tempo. Os truques passam por todas as etapas, da preparação ao retoque rápido, passando pela esmaltação.
A culpa da pouca duração nem sempre vem da qualidade do esmalte. A razão pode estar na forma de aplicação e até no tipo de unha. Assim como a pele, a unha pode ser seca, mista ou oleosa e os dois extremos se dão mal no quesito duração. Unhas oleosas ou ressecadas demais não seguram o esmalte.
Cuidados com a unha oleosa
Antes de tudo
A primeira e mais importante das dicas é: pague antes. Se escolher fazer a unha na manicure, aquela hora de tirar o dinheiro da bolsa pode acabar com todo o trabalho. Já para quem prefere fazer em casa, os cuidados começam com o vidrinho do esmalte. Guarde-os na vertical em um lugar arejado, lembrando sempre de verificar se estão bem fechados para não secar.
Durante o processo
Para criar uma superfície mais aderente, não dispense a base que, além de proteger, também faz o esmalte durar mais. Além disso, não se apresse ou exagere: na hora de fazer as unhas, menos é mais. Passe, no máximo, duas camadas e limpe bem o pincel. Quanto mais fina cada aplicação, melhor. Outro trunfo é a paciência, já que é preciso esperar a primeira camada secar para passar a outra. Do contrário, o esmalte pode embolotar e fixar menos.
Finalize tirando o excesso de esmalte da pontinha das unhas. O mesmo pauzinho de laranjeira com algodão usado para limpar as laterais, pode servir para corrigir a área.
Depois de pronto
Top coat, extra brilho ou cobertura intensificadora de cor. Os nomes são vários mas a função é a mesma: dar aquele acabamento profissional à unha, dizimar as incômodas bolinhas e turbinar o tempo de duração do esmalte. Aplique logo depois que terminar e leve-o sempre na bolsa: quando a unha lascar ou perder o brilho, é só aplicar mais uma camada.