Se você pretende manter a pele facial mais jovem, é essencial investir em cosméticos que estimulam a produção de colágeno e elastina. Ativos como ácido retinoico, vitamina C e retinol são bastante eficientes na pele das mulheres depois dos 30 anos. Eles têm efeito antioxidante e estimulam a síntese de colágeno.
Quanto mais jovem a pele, mais lisa e mais luminosa ela é, uma vez que a luz penetra no rosto e é repelida pelo colágeno, que age como um espelho. À medida que envelhecemos, a renovação celular diminui e fica menos organizada. Conforme a pele vai perdendo seu aspecto lisinho, ela ganha aspereza e a luz não consegue penetrar tanto na camada da pele, dessa forma, o reflexo é menos visível, o que dá uma impressão de pele opaca.
Como prevenir: A melhor forma de devolver luminosidade à pele é fazer com que ela fique lisa novamente. Uma boa esfoliação torna a superfície da pele menos áspera, mais limpa e consequentemente mais lisa. Isso é perceptível ao toque.
O ideal é avaliar o tipo de pele com o grau de esfoliação do produto que se pretende usar. Peles mais fininhas podem ficar arranhadas e vermelhas caso o esfoliante possua grânulos muito grandes. O ideal é escolher um produto para pele sensível, cujo grânulo será bem pequeno e não tão agressivo.
Garanta uma pele mais jovem
Seguindo pequenas atitudes no dia a dia, você irá conseguir retardar o envelhecimento cutâneo:
- Mantenha a rotina de limpar, tonificar e hidratar a pele duas vezes ao dia.
- Use e abuse dos cosméticos com fórmula enriquecida com ácidos em uma concentração maior para fazer um suave peeling facial. Mas peça a receita ao seu dermatologista.
- Escolha um hidratante facial enriquecido com vitamina C, um excelente antioxidante, que pode ser usado durante o dia.
- Quando sentir que a pele está com uma aparência mais cansada, troque o hidratante facial diário por um creme com DMAE, argireline ou tensine, substâncias que aumentam a tonicidade e o viço da pele e causam um estiramento, conhecido como efeito Cinderela.
- Jamais saia de casa sem aplicar protetor solar com no mínimo FPS 30.
Leia também: Melasma: o que é e qual o tratamento