O verão é uma estação que por causa do calor e do aumento das atividades ao ar livre, requer atenção das mamães sobre a necessidade de cuidados especiais com os bebês, para que esta época do ano não se torne sinônimo de incômodos na pele, como ardência, coceira, brotoejas, assaduras e picadas de mosquito, por exemplo.
No período de calor é comum ter dúvidas sobre como dar banhos, promover a ingestão de líquidos e fazer passeios com bebê da melhor maneira para dar a ele frescor sem causar-lhe danos.
Bem estar do seu bebê durante o verão
Frescor do banho
O banho em bebês nos dias quentes pode ser dado sem limitações de quantidades, desde que a partir do segundo sejam dispensados sabonetes e xampus e usada apenas a água, que não deve estar gelada nem quente, e sim em temperatura ambiente.
Outro cuidado importante é, após o banho, secar bem o corpo da criança não se esquecendo de nenhuma dobrinha para evitar dermatites e assaduras. Roupas podem ser colocadas, desde que sejam de tecidos naturais, como o algodão, e espessura fina, permitindo a evaporação do suor e a proteção da pele contra os temíveis insetos.
Reposição de líquidos
Como a transpiração aumenta é muito importante que o pequeno reponha líquidos tomando leite materno ou bebendo sucos, picolés, água de coco e comendo legumes e verduras se já tiver idade para tal. Ficar atenta à troca de fraldas e usar como sua aliada as pomadas antiassaduras é muito importante, pois a ingestão de líquidos vai aumentar também o fluxo de xixi que, se ficar em contato com a pele da criança por muito tempo, pode causar irritações na pele do bebê.
Passeio saudável
Se for sair com a criança pequena, o passeio deve ser antes das nove da manhã e depois das quatro da tarde, além disso, é fundamental lembrar-se de passar protetor solar FPS30, se a criança tiver seis meses ou mais, repor o uso deste a cada duas horas e tentar manter a criança longe da incidência direta do sol, protegida com bonés, por exemplo.
Diversão na praia com proteção
Caso o passeio seja na praia, é importante que a criança evite o contato com a areia, ficando sentado em uma canga ou esteira para evitar infecções. Os pais devem também vigiar para que a criança não coloque areia na boca e procurar livrar a pele da criança de grãos de areia que ficam grudados jogando água.
Banhos de mar só são permitidos se a água estiver em boas condições de limpeza e se a criança tiver no mínimo seis meses de idade. O acompanhamento dos pais é fundamental para evitar afogamentos de crianças que andam e se sentem atraídas pelo movimento das ondas. Se a criança tomar banho de mar, após isso ela deve ser seca e a aplicação do protetor solar ser refeita.
Retorno para casa após os passeios
Quando voltar de um passeio, principalmente se estiver voltando da praia ou piscina, o bebê deve tomar um banho e trocar a roupa. É preciso cuidar da higiene pós-Sol, para tirar o cloro ou resíduos do mar do corpo e dos cabelos.
Se aparecerem brotoejas, bolinhas vermelhas causadas pelo suor, a solução é adicionar amido de milho no banho da criança, secá-la bem de maneira delicada em uma toalha macia e mantê-la em roupas fresquinhas.
Hora de dormir com conforto
Na hora de dormir em um dia de calor, deixar a criança com poucas roupas frescas faz bem. Outras excelentes iniciativas são cobrir o berço com mosqueteiros e passar loções repelentes.
Não há porque não aproveitar o verão com um bebê, basta apenas estra atenta a alguns pequenos cuidados básicos. Conte com o apoio de um pediatra para acalmar seus receios com relação ao seu bebê no verão e curta muito esta época do ano com ele!
Leia também: Poncho: saiba criar looks com a peça que é puro estilo