Um dos benefícios do leite materno é ajudar o bebê a crescer de forma saudável melhorando seu sistema imune. Além disso, o processo de amamentação também aumenta a relação entre a mãe e o bebê e ajuda a mãe a recuperar do parto.
O leite materno também tem benefícios para a família, pois fica mais barato amamentar do que dar a mamadeira e além disso, o leite materno está sempre à temperatura certa, pronto para ser consumido.
Os benefícios do leite materno para o bebê são:
- O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade.
- Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês.
- Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade e intolerância ao glúten.
- Contém uma molécula chamada PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos.
- O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.
- Previne a anemia.
- A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.
- Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.
- Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia.
- Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário
Os benefícios da amamentação para a mãe são principalmente acelerar o processo de retorno do útero ao seu tamanho normal, ajudar a mãe a recuperar o peso anterior à gravidez e ajuda na prevenção de doenças, como câncer da mama e doenças cardiovasculares.
Leia também: Saiba como adaptar a dieta do bebê durante o verão