Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
descolorir o cabelo

Cuidados para ter com o cabelo depois de descolorir

Deixar os cabelos loiros já passou pela cabeça da maioria das mulheres, seja com luzes, mechas, californianas, balaiagem. O tom realça a beleza feminina e chama a atenção, mas manter um cabelo clareado saudável exige trabalho.

Todas as cutículas do cabelo são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas durante a tintura. Por isso, as mechas merecem cuidados redobrados.

2 – Xampu tonalizante

Além do xampu neutro, vale a pena usar um xampu tonalizante, indicado pelo cabeleireiro, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.

Cabelos descoloridos acabam puxando para o amarelo. Há mulheres que gostam desse tom mais forte, mas a maioria quer um aspecto mais natural.

3 – Condicionador ácido

Uma boa pedida é usar um condicionador ácido, que neutraliza o pH mais alcalino do cabelo descolorido, alterado pelo pó descolorante e a água oxigenada. Isso regulariza a textura do cabelo, fechando as cutículas do fio e deixando-o menos poroso.

Apenas o condicionador pode ter o pH alterado – mudar o do xampu pode fazer com que ele perca a sua capacidade adstringente de limpeza

4 – Hidratação

Para ocorrer descoloração, os fios perdem água e ficam desidratados. Uma hidratação semanal vai devolver aos cabelos a umidade natural, além de repor os componentes que foram perdidos, como sais minerais, vitaminas e queratina.

Essa última é a principal recomendação de cuidado com fios descoloridos. A queratina ajuda a fechar as cutículas do fio de cabelo, que ficam abertas depois da descoloração. Caso você opte por fazer a hidratação em casa, não exagere na quantidade de produto, que não melhora em nada a absorção do creme.

5 – Cuidado de salão

A selagem dos fios é feita com produtos de pH ácido (abaixo de cinco). Essa propriedade devolve ao fio a sua umidade natural e sela as cutículas, evitando a perda de água e sais minerais.

Sem essa umidade, o fio fica como uma haste seca, que facilmente quebra. Além disso, esse procedimento devolve uma boa quantidade de queratina ao fio e garante que o seu cabelo fique forte para a próxima descoloração.

6 – Piscina

Um cabelo descolorido fica com todas as cutículas abertas, expondo as partes internas do fio ao magnésio presente na água da piscina.

É essa a substância responsável pelo desbotamento das mechas claras, que podem ficar até verdes. Infelizmente não adianta muito passar quilos de creme no cabelo antes de ir para piscina. As únicas medidas válidas é fazer um coque ou usar uma touca de natação impermeável.

7 – Protetor solar

Filtro solar para cabelos ajuda a proteger as madeixas do desgaste e da mudança de coloração causada pelo sol. Mas o cuidado principal deve ficar por conta do protetor solar corporal: muita gente passa o protetor solar no corpo e depois acaba passando as mãos no cabelo.

Esse produto contém hidróxido de zinco, uma substância que, junto com uma fonte de calor – o sol – age como descolorante, alterando a cor dos cabelos. Lave as mãos depois de aplicar o protetor solar ou evite passá-las nos fios após a aplicação.

8 – Escova progressiva e relaxamento

Algumas pessoas têm cabelos mais fortes, com uma maior quantidade de cutículas, enquanto outras têm fios mais finos e frágeis.

Essa característica é um dos principais critérios dos especialistas para permitir outro tratamento químico nos cabelos. Outro fator importante é a escolha dos produtos. Nem todas as marcas e princípios ativos são compatíveis.

O fabricante, geralmente, produz produtos compatíveis entre si, supondo que o cliente vai querer fazer mais de um tratamento. Então opte por produtos da mesma marca e informe os princípios ativos dos tratamentos que você já fez para o profissional que irá fazer o novo procedimento.

9 – Chapinha e secador

A chapinha e o secador não representam um perigo tão grande para quem descolore os fios. Mas é preciso aplicar um protetor térmico – o chamado termoativo – e um defrizante.

Eles ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz e evitando danos por causa do calor excessivo. Mas é preciso saber usar esses aparelhos: a prancha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos e o secador deve ficar a uma distância de 20 centímetros dos fios.

Leia também: 7 cuidados que você deve saber antes de tingir os cabelos

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar