Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado.
O ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho.
Por isso, fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.
Shampoo adequado: O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos, acaba tendo o pH alterado, no qual acaba ficando mais alcalino que o normal.
Condicionador certo: O objetivo de condicionar os cabelos é simular o sebo normal produzido pelo couro cabeludo para tornar os cabelos mais fáceis de pentear, brilhantes e macios.
Na hora de lavar: O correto na hora de lavar os cabelos, é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados.
Hidratação é importante: Cabelos ressecados precisam fazer hidratação e cauterização a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento.
É importante ressaltar que cabelos ressecados são diferentes dos fios secos. O cabelo seco diz respeito ao tipo de couro cabeludo, que tem pouca produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando em fios com aspecto menos brilhante em relação aos cabelos normais e oleosos.