A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões da pele, como mãos, pés, boca, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. Além disso, em alguns casos a alergia na pele pode levar a outros problemas como angioedema alérgico por exemplo.
A alergia na pele pode ter diferentes causas como ao desodorante, a medicamentos, ao sol, a picadas de insectos ou mesmo ao protetor solar, e o seu tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos indicados pelo dermatologista.
Principais sintomas
Os principais sintomas incluem:
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Descamação;
- Irritação;
- Presença de manchas ou de bolinhas avermelhadas ou brancas.
O que pode causar
A alergia na pele pode ter diversas causas, que incluem:
- Picadas de insetos;
- Suor;
- Bijuteria;
- Intoxicação alimentar;
- Medicamentos ou a alimentos;
- Plantas ou pelos de animais;
- Roupas, cintos ou a alguns tipos de tecido como lã ou jeans;
- Substâncias ou materiais irritantes como detergente, sabão de lavar roupa, produtos de beleza e cosméticos, maquiagem, shampoo, desodorante, gel de banho, sabonete, cera ou mesmo ao creme depilatório.
Alergia na pele é mais comum na gravidez?
A alergia na pele na gravidez pode acontecer devido ás alterações hormonais e do sistema imune que ocorrem naturalmente durante este período, o que pode deixar a grávida mais sensível ao surgimento de uma alergia na pele indesejada.
Nestes casos, é recomendado que tente acalmar a pele com cremes ou loções com camomila, alfazema ou babosa por exemplo, que ajudam a aliviar o desconforto e a irritação na pele, sendo recomendado que consulte o dermatologista logo que possível.
Geralmente, na pele na gravidez não prejudica o bebê, porém se os sintomas forem intensos é recomendado ir no pronto socorro ou hospital.
Leia também: Manchas de acne: saiba como surgem as manchas e cicatrizes