Cada cabelo tem uma necessidade diferente e um tratamento específico. Por isso, trouxemos algumas dicas com o tratamento adequado para diferentes tipos de cabelos, separamos dicas para cada um deles.
Ampolas de vitaminas
As ampolas são ótimas soluções para obter melhores resultados durante o tratamento de hidratação. Enriquecidas com vitaminas e ingredientes reparadores, elas são acessíveis e podem ser combinadas ao tratamento diário para os fios. No entanto, é preciso cuidado para escolher o produto que irá suprir as necessidades de seus cabelos.
Tipos de cabelo e o tratamento ideal
1 – Cabelos oleosos
Geralmente, quem tem a pele oleosa também costuma ter os cabelos oleosos. Por isso, evite alimentos gordurosos e fique atento aos cuidados diários. Mexer muito nos cabelos, prender os fios e usar chapéus para disfarçar só piora o problema.
Por esse motivo, o melhor é deixá-los soltos, para que o ar circule entre os fios e melhore a respiração do couro cabeludo. Se o seu cabelo é liso e oleoso, busque por ingredientes como glicosamina, glicerina e óleo de damasco, que não pesam os fios e deixam eles bem soltos. Passe os ingredientes da metade do cabelo para as pontas, jamais na raiz!
2 – Cabelos secos
Cabelos ressecados são os campeões nos pedidos de socorro de salões de beleza em todo o país. Você sabe como identificá-los? As principais características de uma cabelo ressecado são a aspereza, a falta de maleabilidade e um barulho, semelhante ao barulho da palha, quando esfregamos os fios uns nos outros.
Embora não seja exclusividade deles, os cabelos cacheados possuem maior tendência a ressecar. Como dissemos antes, este fenômeno se deve à própria estrutura dos fios, que cria obstáculos para a oleosidade do couro cabeludo chegar às pontas dos cabelos. Por isso, separamos algumas dicas especiais para as cacheadas!
3 – Cabelos tingidos
Os fios tingidos são alguns dos que demandam maior cuidado. Colorações suaves pedem, pelo menos, a cada quinze dias, uma máscara especial para cabelos coloridos para manter a durabilidade da cor e evitar o desbotamento.
Já quem usa soluções clareadoras precisa repor os nutrientes perdidos no processo, daí a necessidade de usar uma máscara de nutrição uma vez por semana. Óleo de amêndoas, óleo de argan, manteiga de karité são extremamente nutritivos! Mechas, alisamentos e descolorações pedem ainda um tratamento de reconstrução a cada semana.
4 – Cabelos descoloridos
Os cabelos platinados, tendência desde 2015, exigem cuidados especiais. Platinar o cabelo exige muito tempo no salão e retocar a raiz pode demandar ainda mais tempo (cerca de oito horas).
Por causa de suas especificidades, o recomendado é que você faça o procedimento no salão. Afinal, um cabeleireiro sabe lidar com a formação de faixas amareladas e conhece as práticas para evitar possíveis queimaduras.
Um banho de brilho é uma das melhores maneiras para evitar os tons amarelados. Peça indicações profissionais dos melhores produtos para o seu cabelo. Além disso, os cabelos quebram bastante com o processo de descoloração e, antes de ficar assustada com a quantidade de cabelos quebrados na escova, procure por tratamentos adequados para reestruturar os fios.
5 – Cabelos volumosos e com frizz
O frizz é constituído pelos cabelos quebrados ou que ainda estão nascendo no couro cabeludo. Eles se arrepiam por causa da eletricidade e das variações climáticas. Por isso, não há formas eficientes de acabar com o frizz. Tudo o que fazemos é prevenir a sua formação e mascarar os já existentes.
Produtos que pretendem diminuir o frizz podem atuar das seguintes formas: fortalecendo os fios, prevenindo a quebra ou promovendo o que chamamos de maquiagem capilar. Mascarar o frizz dos cabelos é um processo descomplicado e, para isso, você precisa apenas de silicones, produtos de modelagem, leave-ins ricos em manteiga e/ou óleos vegetais, séruns, dentre outros.
6 – Cabelos danificados
Processos químicos mais fortes, com potencial para danificar os cabelos, demandam um tratamento reconstrutor, tratando as camadas externas do fio. É essencial que, nestes casos, as primeiras etapas sejam feitas no salão de beleza, com acompanhamento de um profissional de confiança. A vitamina D também é benéfica para cabelos enfraquecidos e com pontas duplas.
Para cabelos danificados, indicamos a linha Kera System, um sistema de tratamento em quatro fases indicado para quem necessita de uma recuperação rápida e profunda. Para o tratamento de reconstrução, procure também por ceramidas, arginina, proteínas, complexo de queratinas e soja na composição dos produtos.
7 – Cabelos com química
Um bom cabeleireiro é também um grande alquimista. Não dá para se esquecer das lições de Química na escola quando você lida com ela no dia a dia. Por isso, o termo “química” no universo da beleza é tão confuso. Afinal, se todos os produtos que usamos são quimicamente preparados (lembre-se que você também é pura Química!), o que é um “cabelo com química”?
Chamamos de “química” qualquer tipo de progressiva, de relaxamento ou de tratamento que interfira na estrutura capilar, incluindo tingimentos, luzes e as escovas japonesas.
Estes cabelos exigem cuidado especial para tratamento, pois alguns componentes químicos não são compatíveis entre si. Por esse motivo, é necessária uma avaliação prévia dos fios com a ajuda de um profissional, antes da aplicação de qualquer tratamento.
8 – Cabelos alisados e relaxados
Após o processo de alisamento, os cabelos podem ficar ressecados, enfraquecidos e oleosos, perdendo, até mesmo, o balanço e o brilho. Para que estes cabelos fiquem com uma boa aparência, é preciso fazer uma boa hidratação periodicamente e procurar por produtos que removam a oleosidade do couro cabeludo.
Está considerando fazer um novo processo de alisamento? Antes, verifique com seu cabeleireiro de confiança se os seus fios estão em bom estado para receber o procedimento. Caso os seus fios estejam muito danificados, considere fazer uma hidratação e uma reconstrução de queratina antes do alisamento.
Leia também: Confira os tratamentos para fazer durante o verão