A fototerapia oferece diversos benefícios tanto terapêuticos como estéticos, porém nos últimos anos com o surgimento de novas tecnologias de fototerapia para o segmento da estética, os protocolos de rejuvenescimento ganharam espaço nas clínicas estéticas e na preferência da mulheres.
A fototerapia não é invasiva e não causa aumento da temperatura da superfície da pele. Seu uso permite resultado gradativo, seguro e indolor, além de oferecer excelente resultado por atingir as camadas mais profundas da pele permitindo a estimulação e reparação tecidual.
Os tratamentos faciais estéticos por fototerapia utilizam três cores de luz e cada uma traz um tipo de benefício à pele.
- Vermelha: tem ação bioestimulante e regeneradora, promovendo o rejuvenescimento das células. É muito utilizada para combater as linhas de expressão e a flacidez porque promove estímulo ao colágeno.
- Azul: é excelente para o tratamento de peles acneicas, possui comprimento de onda favorece a ação bactericida e oxigenante
- Amarela ou âmbar: tem ação drenante. Ela melhora a circulação sanguínea e linfática, diminui edemas, estimula a hidratação e tem efeito calmante, sendo indicada para peles sensíveis ou para quem tem problemas como a rosácea.
A aplicabilidade do LED é vasta, hoje, existem estudos comprovando tratamento para acne, rejuvenescimento, manchas entre outros. A fototerapia só pode ser feita, no máximo, três vezes por semana, em dias alternados e de 15 a 30 minutos por sessão.
Entre os tratamentos e tecnologias que utilizam a fototerapia, o LASER ELITE, é um dos mais cobiçados e procurados ultimamente pelas clínicas estéticas. Trabalha com diversas opções de LED e proporciona efeitos maravilhosos para rejuvenescimento.
LASER ELITE: Utiliza 4 tipos de LED.
- Luz led azul: pode ser utilizada no tratamento de acne, pois tem função altamente bactericida, eliminando algumas bactérias que causam acne; promove intensa hidratação da pele e também auxilia no clareamento de manchas mais superficiais e olheiras.
- Luz led âmbar: utilizada no tratamento de flacidez da pele porque estimula o metabolismo do fibroblasto, célula responsável em produzir colágeno e também atenua o espessamento do colágeno mais velho presente na pele.
- Luz laser vermelho: utilizada no tratamento da acne por ser altamente cicatrizante, melhora o aporte sanguíneo para o local da lesão controlando o processo inflamatório e as fases da cicatrização, atua no metabolismo do colágeno auxiliando no tratamento de linhas e marcas de expressão da pele, evita queloides nos tratamentos pós cirurgia plástica.
- Luz laser infra-vermelha: utilizada no tratamento de revitalização da pele por estímulo de colágeno, fortalece o sistema imunológico no local do tratamento, auxilia na penetração de cosméticos devido aumentar a permeabilidade da membrana celular.
Os tratamentos com laser e led podem ser associados com outros recursos como o peeling de cristal, radiofrequência, massoterapia, eletrolifting e cosméticos com princípios ativos hidratantes e nutritivos. Durante a sessão também podemos associar os quatro tipos de luz dependendo da necessidade da pele.
Leia também: Laser CO2 fracionado: prós e contras do tratamento