A estrela da aveia é o seu teor de fibras – não só pela quantidade, mas pela qualidade do nutriente presente no alimento. Isso porque as fibras específicas da aveia, as beta-glucanas, trazem diversos benefícios ao organismo, como trazer saciedade, ajudar no trânsito intestinal e até fortalecer a imunidade. Mas se engana quem pensa que a mesma só tem fibras – ela também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro. Para aproveitar seus benefícios, o ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, o equivalente a três colheres de sopa.
4 maneiras de consumir
Com frutas
Nada melhor do que frutas picadas ou amassadas com aveia para o café da manhã ou lanche intermediário. A aveia fornecerá fibras alimentares, enquanto as frutas fornecerão vitaminas e minerais indispensáveis, principalmente para começar o dia com muita energia. Além disso, estudos mostram que comer frutas e aveia uma vez ao dia está relacionado com baixos níveis de colesterol.
Mingau
Fonte de carboidratos e proteínas, o mingau é um excelente alimento para ser consumido no café da manhã. A ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico fornece energia para o corpo de forma gradual, não levando o individuo ao pico glicêmico e consequentemente reduzindo o risco de excesso de pessoa. Além disso, a mesma promove maior tempo de saciedade por formar géis em contato com a água, o que aumenta o seu tempo de digestão no estômago. No entanto, a quantidade de gorduras e açúcares da receita merece atenção.
Acrescente às receitas
Pães, bolos e tortas cuja receita você já sabe de cor podem ganhar mais fibras com a aveia. Sabemos que a farinha branca é uma das maiores vilões da alimentação saudável, favorecendo doenças como diabetes e obesidade. Para reduzir o consumo desse alimento, você pode reduzir as quantidades acrescentando aveia em suas receitas.
Troque o trigo por farinha ou farelo de aveia
A farinha de aveia vem da parte interna do grão, enquanto o farelo é obtido da camada externa. O segundo tem mais fibras que o primeiro, mas ambos auxiliam no bom funcionamento do intestino e na saciedade. No que diz respeito à proporção, a tanto a farinha quanto o farelo podem ser usados nas mesmas medias que a de trigo em uma receita – panquecas, massas, pães, tortas… Vale usar a imaginação!
Leia também: Conheça os alimentos ricos em Carboidratos