Não depende do tipo de fio, da cor nem do quanto você gasta ao mês com os cuidados: o fato é que todo mundo está sujeito aos males que fatores como o vento, o sol e a poluição podem causar aos cabelos.
O quarto e último post da série sobre cabelos será dedicado a esses fatores externos. Embora seja impossível não submeter os fios a eles, dá sim para prevenir os danos e mesmo para cuidar quando já houve prejuízos. Confira:
Fatores externos que danificam os fios:
- Sol
- Poluição
- Ar-condicionado
- Praia
- Piscina
- Vento
Prevenção:
Sol: Use produtos sem enxágue e com filtro solar antes de expor as madeixas aos raios solares.
Praia e piscina: Enxague bem os fios após sair da água e não exagere na máscara capilar. Ela pode potencializar os danos.
Vento: Faça uma trança frouxa para evitar o aspecto arrepiado e embaraçado e use sempre um silicone antes de expor os fios ao vento.
Poluição: A cada três ou quatro dias, use um xampu antirresíduos para ter certeza que as partículas não ficarão no cabelo.
Ar-condicionado: Aposte em um bom leave-in diariamente para evitar o ressecamento que ele provoca.
Tratamento
Quando o cabelo já foi agredido, a hidratação de uma a duas vezes por semana é a solução para os fios, independentemente do fato externo que tenha causado o dano. Durante o tratamento, é preciso seguir com os produtos leave-in de uso diário. No salão, procedimentos como cauterização irão ajudar.