Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
pele negra

Cuidados com a pele negra: como evitar manchas e acne

Ao contrário do que muitos pensam, a pele negra precisa de tantos cuidados quanto a pele branca. Apesar de a melanina (substância responsável pela pigmentação) servir como um protetor solar natural, o risco de câncer de pele é iminente, assim como de inúmeros outros problemas que afetam tanto a saúde quanto a estética do rosto e corpo.

A melanina, além de reduzir a propensão aos tumores cutâneos, minimiza o fotoenvelhecimento. Outra vantagem da pele negra em relação à branca são os níveis de firmeza e elasticidade, que são maiores. Isso se deve ao fato de os fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, serem mais ativos na cútis escura.

Por outro lado, esse tipo de pele é mais propenso a desenvolver manchas, foliculite e excesso de oleosidade, resultando no aparecimento de acne.

Cuidados com a pele negra

Protetor solar

Um dos maiores equívocos que as pessoas cometem é pensar que a proteção solar é dispensável à pele negra. Esse tipo de pele tem predisposição à hiperpigmentação, tornando fundamental o uso do filtro. Como a quantidade de melanina é maior na pele negra, ela precisa ser mais protegida do que as outras para não pigmentar demais. É preciso ter muita atenção, pois a pele negra não fica avermelhada quando é superexposta ao sol e, por isso, não dá o alerta de que está sendo prejudicada. Além disso, a falta de proteção eleva o risco de câncer de pele. O recomendado é utilizar, pelo menos, o fator de proteção 30. O filtro solar protege a degeneração do DNA das células e deve ser usado diariamente.

Envelhecimento

A cútis negra é, de fato, mais resistente ao envelhecimento (por conta da ação dos fibroblastos). Porém, isso não significa que é imune. É sempre melhor prevenir o envelhecimento de pele do que tratá-lo. Uma forma simples e eficaz de fazer isso é usando um BB Cream desde cedo.

Excesso de oleosidade

Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, propiciando o surgimento de comedões e acne. Se não tratados corretamente, estes problemas ainda podem resultar em manchas. A recomendação de Joyce é higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes anti-oleosidade, de preferência líquidos. Isso evita a formação de cravos e espinhas.

Manchas

Os fatores que mais contribuem para o aparecimento de manchas na pele negra são acne, queimaduras e procedimentos cirúrgicos ou estéticos, como peeling e depilação. Melasmas também são comuns nestas pessoas, geralmente causados por radiação solar, gestação ou uso de anticoncepcionais. Para evitar estes problemas, o tratamento da pele negra deve ser feito com agentes menos agressivos. Devido à maior concentração de melanina, a pele pode ter uma reação extrema aos produtos mais abrasivos, produzindo manchas. O tratamento é mais demorado, mas é mais satisfatório.

Foliculite

A combinação do excesso de oleosidade com a presença de pelos encaracolados facilita o surgimento de pelos encravados, que podem inflamar e evoluir para uma foliculite. Muitas vezes ela é confundida com espinhas e pode causar manchas. Para evitar o problema, a orientação é fazer, semanalmente, uma esfoliação física nos locais mais afetados.

Hidratação

A pele negra requer hidratação reforçada. Por ter a epiderme mais espessa, ela é mais resistente a agressões externas. Por outro lado, essa proteção natural impede que a pele absorva corretamente os ativos hidratantes. Por conta disso, é comum que surjam pontos ressecados pelo corpo e manchas esbranquiçadas. A indicação é usar um hidratante todos os dias, especialmente nas regiões mais secas. Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros esfoliantes que possam agredir a pele e causar um ressecamento ainda maior.

 

Leia também: Pele oleosa: descubra os segredos para controlar

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar