Para cortar as unhas do bebê é necessário uma tesoura de pontas redondas que deve ser só de uso do bebê. As unhas do bebê devem ser cortadas de forma reta, não circular ou redonda, pressionando na ponta do dedo para a unha ficar mais visível e evitar machucar o bebê, como mostra a imagem. É muito importante não cortar a unha muito curta, para evitar que ocorra inflamação.
Os cantos das unhas devem ser lixados com uma lixa de unhas, também só de uso do bebê.
Quando cortar as unhas do bebê
As unhas do bebê devem ser cortadas quando já estiverem grandes o suficiente para machucar o bebê e podem ser cortadas logo após o nascimento, desde que os pais tomem cuidado para não ferir os dedos do bebê.
É aconselhável tratar das unhas do bebê uma vez por semana porque os bebês facilmente se arranham, especialmente no rosto e nos olhos.
Se o bebê não ficar quieto o suficiente para se conseguir lixar ou cortar as unhas, uma boa técnica é esperar que ele durma para não correr o risco de ferir o dedo do bebê.
Cuidados com as unhas encravadas do bebê
Os cuidados com as unhas encravadas do bebê devem ser feitos quando a região ao redor da unha encravada está vermelha, inflamada e o bebê sente dor.
Quando isso acontecer, pode-se molhar os dedos do bebê em água morna com sabão 2 vezes por dia e aplicar um creme cicatrizante, como o Cicalfate, da Avène ou um anti-inflamatório com corticoides, sob indicação do pediatra.
Se a unha do bebê estiver inflamada, parecer ter pus, o bebê tiver febre ou a vermelhidão se espalhar além do dedo, significa que há infecção, pelo que o bebê deve ir imediatamente ao pediatra ou ao podologista infantil para ele indicar qual o melhor tratamento.
Para evitar que as unhas do bebê encravem, deve-se cortar as unhas em movimento reto, não arredondando os cantos e evitar colocar meias e sapatos apertados ao bebê.
Leia também: Unha amarela: Saiba as causas e tratamentos