Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui no organismo, mas com a suplementação através das gomas é possível manter a firmeza da pele por mais tempo.O mundo da beleza e estética é cheio de novidades amparadas pelas diversas inovações que surgem a cada dia. Atualmente, encontramos produtos incríveis que revertem os sinais de idade, tonificam a pele e nos livram das temidas manchinhas de sol. Porém, muitas vezes o que precisamos é algo tão simples quanto o que já produzimos no corpo, mas que por capricho da natureza vamos perdendo quando atingimos uma determinada idade.
O colágeno é um tipo de proteína composta por aminoácidos presente no organismo e que são essenciais para a vitalidade de órgãos como a pele, a unha, os cabelos, cartilagens e ossos.
Fernanda explica que perdemos cerca de 1% ao ano da produção natural de colágeno quando atingimos os 30 anos. Essa perda influencia diretamente na vitalidade e firmeza da pele, evidenciando rugas, flacidez e celulites.
Vale a pena tomar colágeno?
Uma das alternativas mais recentes para combater a perda desse componente é a goma de colágeno, que já ganhou muitas adeptas em pouco tempo desde que surgiu.
Essas gomas servem para repor o colágeno que o organismo não conseguiu produzir, agindo como uma espécie de “pílula de juventude”, melhorando o aspecto da pele, unhas, cabelos e também ossos e articulações. Outros benefícios das gomas de colágeno são a tonificação muscular e a prevenção do surgimento de celulites e estrias.
O colágeno pode ser consumido por qualquer pessoa interessada em sua saúde, beleza e bem-estar, especialmente mulheres gestantes ou na fase de pós-parto, no tratamento de cicatrizes e estrias, e pacientes que se recuperam de cirurgias estéticas. Entretanto, é bom lembrar que é preciso consumir fontes de vitamina C, vitamina E, Selênio e Zinco, para que o organismo sintetize o colágeno no corpo e os resultados sejam visíveis. Procure alimentos como laranja, limão, caju, acerola, kiwi, avelã, castanhas, entre outros.
Para sentir os resultados é preciso tomar diariamente por um certo período. Algumas pessoas notam diferenças positivas por volta do terceiro mês de uso, mas os resultados podem variar conforme a pele, os hábitos e os cuidados de cada um.
Como usar as balas de colágeno
Você alcançará melhores resultados ingerindo uma bala 30 minutos antes das principais refeições, juntamente com um copo de água ou suco natural (de preferência rico em vitamina C) pois outra vantagem dessa goma é a inibição do apetite e prolongamento da sensação de saciedade. O ideal é que se mantenha um tempo de pelo menos 30 minutos entre uma bala e outra, mas duas vezes ao dia é um intervalo satisfatório.
Reforçamos que é importante consultar o médico antes de tomar suplementos vitamínicos.
Fontes naturais de colágeno
Além das balas, das castanhas e da vitamina C, você pode dar uma turbinada no colágeno ingerindo outros alimentos do dia-a-dia que são ricos no substrato. Alimentos como abóbora, cenoura e pêssego são riquíssimos em vitamina A, que está diretamente ligada à uma pele regenerada e saudável. Iogurte natural, linhaça, melão e peixes, como salmão e atum, são outras opções que não deixam a desejar quando o assunto é colágeno. Aproveite!
As balas de colágeno são aliadas da sua saúde e beleza, proporcionando resultados visíveis e naturais.Caso tenha dúvidas, procure um dermatologista ou uma nutricionista e busque indicações. Afinal, cuidados nunca são em excesso e a sua saúde, assim como os seus cabelos e as suas unhas, agradece.
Leia também: Oito vitaminas para a queda de cabelo