Inscreva-se em nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.
pH ideal do cabelo e pele

O pH ideal : Cabelos e Pele

Aquelas aulas de química na escola podem ter ficado para trás, mas você saiba que alguns elementos estudados naquela época podem ajudar a cuidar do seu cabelo? O pH é um deles.
pH é uma faixa de potencial eletrônico que usamos pra determinar se o meio está ácido, básico ou neutro a partir de uma análise. Resumindo, o símbolo pH significa potencial de hidrogênio, grandeza que indica se uma substância é ácida, neutra ou básica. O pH ideal varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância. Ele é medido por uma escala de 0 à 14.

Sendo:

Qual o pH ideal para o shampoo?

Pois bem, primeiro de tudo é importante entender a estrutura capilar. Cada fio de cabelo contém moléculas que se ligam de maneiras diferentes. Essas moléculas tem três formas de ligações: pontes salinas, ligações de hidrogênio e pontes de dissulfeto. E é aí que entra o shampoo, com a finalidade de mudar as interações que formam o fio. O nível do pH do shampoo pode ser o causador de vários problemas :
  • pH muito ácido deixa os cabelos secos e rebeldes,
  • pH básico (acima de 8,0) – Causa a famosa ponta dupla.

O pH ideal é o fisiológico (entre 4 e 6), pois o pH do couro cabeludo de um adulto está entre 3,8 e 5,6.

pH equilibrado, fios saudáveis

Para entender a relação dessa escala com os fios, é preciso entender como ela funciona e qual a classificação de cada substância. Produtos que precisam abrir a cutícula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar tem pH alcalino, como colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações. O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, a famosa ponta dupla.

E a pele?

O pH ideal para a pele normalmente varia de 4,6 a 5,8 (geralmente 5,5) sendo que as principais variações estão em determinadas regiões do corpo, é preciso ficar atento ao tipo de pele que você tem. Se ela é do tipo seco o pH é ácido. Se é oleosa, o pH é menos ácido.

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não existem mais postagens para mostrar