São tantos shampoo nas prateleiras de mercados e perfumarias que é comum surgir a dúvida: qual levar para casa? Feitos essencialmente para limpar o cabelo, há três tipos do produto: o leitoso, o transparente e o perolado. Se você não tiver conhecimento técnico para entender os componentes, vá pela sua aparência. Não é regra, mas até por ter influência de conceitos de marketing, shampoo transparentes, por exemplo, costumam ser mais detergentes do que os demais.
Saiba o shampoo certo para seu tipo de cabelo
LEITOSO
- Característica: em geral, possui maior capacidade hidratante do que os demais. É ideal para: cabelo seco (opaco e quebradiço) e normal. Evite se: tem os fios oleosos, pois a capacidade hidratante dos shampoo leitosos pode piorar a aparência gordurosa deles.
- Indicação de uso: lave os fios dia sim, dia não. Se lavar o cabelo todos os dias, pode tirar a proteção natural.
- Dica: use o condicionador da mesma linha do shampoo. Ao produzir o shampoo, o fabricante coloca desengordurante. Já o condicionador é feito com uma quantidade de sobre-engordurante para repor a oleosidade que pode ter sido retirada.
TRANSPARENTE
- Característica: os xampus antirresíduos, em geral, são assim. “A ação de limpeza desses xampus é maior. Do ponto de vista do marketing, para o produto parecer limpante, deve ser transparente.
- É ideal para: fios oleosos, que costumam ficar unidos e sem volume. E para pessoas muito expostas à poluição.
- Evite se: tem cabelo seco e normal. Como faz uma limpeza profunda, esse tipo de xampu pode ressecar e tirar o brilho. Indicação de uso: uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nos outros dias, use o seu shampoo.
- Dica: aplique finalizadores sem enxágue, como leave-ins, que ajudam a repor a oleosidade.
PEROLADO
- Característica: nem leitoso nem transparente, combina a capacidade hidratante de um com a de limpeza do outro.
- É ideal para: cabelo normal.
- Evite se: tem cabelo muito oleoso, que precisa de produtos mais específicos para os fios – ou seco, que requer muita hidratação.
- Indicação de uso: assim como o leitoso, lave dia sim, dia não.
- Dica: busque no rótulo a presença de ativos como queratina e óleos vegetais (como a melaleuca e o argan, por exemplo), que ajudam a hidratar e nutrir os fios. Esses ativos podem estar presentes em qualquer um dos três tipos de xampu e são melhores para cabelos secos e normais.
Leia também: Cabelo oleoso: como acabar com a oleosidade dos fios