Conheça a Vitamina A e seus benefícios
A rotina básica quando se trata do cuidado com a pele: limpeza, tonificar, hidratar, aplicar protetor solar, e talvez tentar alguns outros tratamentos, como máscaras ou antiidade. Entre tantas possibilidades, e produtos, para ajudar na aparência da pele, há alguns nutrientes que a pele realmente precisa, e a vitamina A é um deles.
Se obtiver a vitamina A da dieta ou no creme tópico, as propriedades protetoras e nutritivas da vitamina A, e os nutrientes que o corpo usa para produzi-la, ajuda em manter a pele saudável, firme e radiante.
Ao contrário de muitos outros nutrientes, a vitamina A é um grupo de compostos que inclui suas formas ativas (retinal, retinol, ácido retinóico), e outros carotenóides provitamina A, como beta-caroteno.
O beta-caroteno, e outros carotenóides, é a forma da vitamina A que as pessoas obtêm diretamente dos alimentos vegetais que consomem. As formas pré-formadas ou ativas são encontradas nos alimentos animais.
No corpo, o beta-caroteno é convertido na forma retinol da vitamina A. Na seqüência é apresentando o que acontece quando a pessoa alimenta o corpo com vitamina A.
1 – Protege Contra dano UV e Retarda os Sinais do Envelhecimento
A maioria da ingestão da vitamina A vem dos alimentos consumidos ricos em beta-caroteno e carotenóides provitamina A, que são antioxidantes potentes. Não apenas estes acabam com os radicais livres que quebram o colágeno (a estrutura de apoio da pele) e contribuem com as linhas finas e pele flácida, e também reduzem a sensibilidade da pele ao sol, oferecendo alguma proteção natural contra a vermelhidão induzida por sol e pigmentação.
2 – Encoraja a Produção de Célula da Pele Saudável
O retinal, retinol e ácido retinóico são importantes para produção e crescimento da célula. A vitamina A também estimula os fibroblastos, as células responsáveis pelo desenvolvimento de tecido que mantém a pele firme e saudável, nas camadas profundas da pele.
Porque a vitamina A e carotenóides desempenham um papel grande no crescimento da célula e tecido, não obter o suficiente pode levar à pele enfraquecida, causando problemas variando de secura às feridas que curam mais devagar.
3 – Protege Contra Infecção
A pele é uma parte importante do sistema imunológico, é indicado pensar como uma segurança para o corpo, uma linha inicial de defesa contra a bactéria, os poluentes e infecção. Por promover a produção da célula, a vitamina A ajuda a fortalecer essa barreira, protegendo a cútis dos irritantes prejudiciais que tentam atacar a superfície.
4 – Quanto de Vitamina A?
As mulheres devem visar 700 mcg de vitamina A diariamente, enquanto os homens devem obter 900 mcg. Os ovos e produtos laticínios são fontes excelentes de vitamina A, enquanto a laranja e vegetais folhosos verdes como batata doce, cenouras, melão cantaloupe, e espinafre são carregados com beta-caroteno que o corpo usará para fazer toda a vitamina A que precisa.
Se estiver considerando um suplemento, conversar com o médico primeiro. Como a maioria das vitaminas solúveis em gordura, a vitamina A pode acumular no sistema se consumir muito.
Escolher um suplemento de vitamina A que seja derivado da provitamina A, como beta-caroteno, para reduzir o risco de toxicidade. Por visar obter a quantidade recomendada através dos alimentos ricos em beta-caroteno, está menos propenso de exagerar.
O que Acontece ao Aplicar Vitamina A Topicamente?
– Suaviza Rugas
A vitamina A tópica na forma de retinol, encontrada em produtos sem receita, e ácido retinóico encontrado em cremes prescritos são agentes provados a combater a ruga e muitos dermatologistas recomendam para combater sinais do envelhecimento.
A pesquisa mostrou que estes ingredientes são capazes de estimular produção do colágeno, quando o colágeno fica danificado devido à exposição UV e outros agressores, as rugas começam a se desenvolver, muito como rachaduras em uma base fraca.
Os retinóides “acendem” as células responsáveis por fazer colágeno novo, fortalecendo a pele e preenchendo as linhas finas abaixo da superfície, assim a pele aparenta mais leve. Um estudo descobriu que após usar um creme de vitamina A prescrita para fortalecer durante 10 a 12 meses, os participantes perceberam significativamente menos rugas, e os especialistas médicos notaram um aumento de 80% no colágeno.
– Equilibra o Tom da Pele e Dá Brilho
Os cremes de vitamina A podem ajudar a clarear os pontos marrons induzidos pelo sol e melhorar o brilho da pele de 2 formas. Primeiro, por aumentar e normalizar a rotatividade da célula da pele, o que ajuda a se livrar de células de superfície danificadas, pigmentadas, dando lugar para células mais saudáveis e permitindo brilhar mais.
E segundo, os retinóides podem bloquear uma enzima necessária para produção de melanina (pigmento), além disso ajudando a ter uma pele tonificada e com brilho.
– Elimina Acne
As espinhas se formam quando os poros ficam entupidos com células mortas da pele, bactéria e óleo, oferecendo o território de crescimento perfeito para Propionibacterium acnes, uma bactéria comum responsável por manchas.
Quando os cremes de vitamina A estimulam a rotatividade da célula, o mesmo processo acontece dentro dos poros, ajudando a retardar a produção de óleo e manter os poros limpos.
– Escolhendo Cremes de Vitamina A
Se decidir tentar um creme de vitamina A sem receita, buscar por retinol na lista de ingrediente, ao invés de palmitato de retinol, uma versão mais fraca da vitamina. O retinol não é tão potente quanto o ácido retinóico prescrito para fortalecimento, assim os resultados podem levar mais tempo para aparecer, mas é também menos irritante para pele sensível.
Infelizmente é comum para cremes de vitamina A causar vermelhidão, sensibilidade, pele seca e escamosa, até que fique aclimado. Para minimizar estes efeitos colaterais, começar por aplicar apenas uma quantidade do tamanho de uma ervilha no rosto a cada noite, ou a cada 2 noites por várias semanas. Seguir com um hidratante simples e sem cheiro. Gradualmente aumentar o uso para a cada noite.
Certificar-se de usar protetor solar durante o dia também. Os retinóides tópicos podem aumentar a sensibilidade da pele para dano UV. Evitar retinol e retinóides se estiver grávida, é possível conversar com o dermatologista sobre outras opções que são mais seguras enquanto na gestação.