Veja como remover e aliviar de forma segura o incômodo causado por calos que aparecem nas mãos e nos pés.
Quem tem calos sabe o quanto eles são desagradáveis e chatos. Além de não serem nada bonitos esteticamente, eles realmente incomodam ao tato, fazendo com que você se sinta irritada ao percebê-los.
Os calos são um espessamento da pele decorrente de pressão ou atrito aumentado naquela região específica onde se formou.
Mas por que esse espessamento se forma?
É uma reação da pele a algum tipo de trauma, de forma a proteger o local que é constantemente submetido a pequenas lesões.
Normalmente eles aparecem em dedos menores dos pés, no calcanhar e na região plantar dos pés. Nas mãos aparecem mais nos dedos e na região da palma, por serem lugares que são frequentemente expostos a agressões.
Mas, tem como amenizar e até mesmo se livrar dos calos em casa?
Existe 14 tratamentos que você pode fazer tranquilamente e que poderão ajudar você a diminuir esse incômodo facilmente.
1. Cebolas
A cebola possui propriedades anti-inflamatórias e curativas que ajudam a diminuir e eliminar os calos. E a receita é bem simples: use a metade de uma cebola e passe no local do calo todos os dias, antes de dormir, deixando o suco dela entrar bem na região. Se for nos pés, cubra com meias.
2. Bicarbonato de sódio
Coloque água quente e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia. Deixe os pés parados por pelo menos 10 minutos. As propriedades esfoliantes dele farão com que a pele amoleça. Depois desse tempo, lave os pés e esfregue-os com uma pedra pomes.
3. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã, devido a sua acidez, ajuda a melhorar o processo de cicatrização e evita que se formem mais calos, além de reduzir os já existentes. Antes de dormir, passe um algodão embebido com o vinagre sobre a região afetada. No dia seguinte, esfolie com uma pedra pomes.
4. Óleo de ricino
O óleo de rícino é ótimo para amolecer a pele, reduzindo o aspecto áspero e ajudando a suavizar os calos. Mergulhe seus pés em água morna e depois esfolie a pele com pedra pomes. Depois de remover a pele morta, use um algodão com óleo de rícino e prenda no local com uma fita adesiva. Passe o óleo na região todos os dias até que o calo desapareça.
5. Urtiga
Essa planta possui propriedades curativas importantes e auxilia bastante na remoção e cicatrização dos calos. Bata no liquidificador algumas folhas e talos da planta junto com uma colher de água. O objetivo é formar uma pastinha que você colocará em cima do calo, fazendo um curativo com uma gaze. Só retire a pastinha e a gaze depois de três horas da sua aplicação.
6. Chá de camomila
A camomila possui a propriedade não só de acalmar a pele, mas também ajuda a amaciar e a melhorar a cicatrização do local. Faça um litro de chá com a erva. Quando a bebida já estiver morna, coloque-a em uma bacia e deixe os pés de molho. Depois faça a esfoliação com pedra pomes.
7. Alho com azeite de oliva
O alho possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, enquanto o azeite ajuda no amolecimento e hidratação da pele na região do calo. Amasse um dente de alho e misture com azeite. Coloque a mistura no local e faça um curativo com gaze, deixando a substância no local durante toda a noite. Repita isso todos os dias até que o calo suma.
8. Casca de banana verde
Pegue uma casca de banana verde e esfregue sobre a região do calo, fazendo com que o sumo liberado fique na região. Ou, se for possível, prenda a casca sobre o calo e deixe enquanto dorme. Faça isso por 5 dias ou até o calo sumir de vez.
9. Gelo
Quando a lesão do calo é recente (ou seja, quando a região ainda está avermelhada), usar gelo pode ajudar a amenizar a situação, reduzindo o inchaço e a dor. Envolva uma pedra de gelo em um pano ou guardanapo e aplique na região.
10. Talco
As propriedades emolientes do talco ajudam a tratar e prevenir os calos. Polvilhe a região e cubra com uma meia (pés) ou com uma gaze (mãos) e verá que com o tempo eles irão reduzir até sumirem.
11. Glicerina
A glicerina também possui propriedades emolientes importantes que podem ser usadas para amolecer e remover os calos. Misture 100 g de glicerina pastosa com 20 gotas de limão e passe na região. Sem enxaguar, deixe a mistura agir durante toda a noite, porém, ao acordar remova a substância, pois o limão, ao ser exposto ao sol, pode manchar a pele.
Como prevenir o surgimento de calos
Com o início do tratamento clínico de prevenção, recomenda-se que diminua a pressão na região, reduzindo as lesões constantes no local. Vale ressaltar de sempre hidratar bem a pele com cremes específicos para evitar o surgimento de calos. Além disso, você deve sempre usar calçados confortáveis e adequados para cada pé e sempre que surgir algum, procurar um médico.
Isso porque, em alguns casos, há a formação de calo decorrente de pequenas deformidades ósseas. Alguns casos são os causados bem perto do dedo indicador e do meio dos pés, comum em mulheres que usam muito salto alto, pés planos (chato), joanete ou até mesmo o caso de diabéticos que precisam de acompanhamento constante em relação a essas lesões devido à perda de sensibilidade nos pés.
Leia também: Conheça alguns tratamentos de pele para fazer no inverno