Uma pele bonita deixa a aparência mais jovem e a maquiagem tem isso com uma de suas finalidades. Dentre os vários itens de beleza que contribuem para melhorar e valorizar a beleza da pele, está o iluminador. O iluminador é usado para diversas funções, entre elas realçar os traços faciais, iluminar o rosto e o olhar dando um aspecto natural, saudável e jovem.
O iluminador pode ser usado tanto de dia quanto de noite, em maquiagens mais leves ou nas mais elaboradas, só é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de escolher e aplicar o produto.
Como escolher o iluminador certo
Em pó, cremoso, em formato de caneta, efeito bronze. Enfim, existem produtos dos mais variados tons e texturas disponíveis no mercado e para obter um efeito natural, o produto deve ser adequado ao tipo e ao tom da pele.
O tom ideal do brilho
Sobre as tonalidades indicadas para cada tom de pele, a maquiadora Fabrícia explica que para as mulheres de pele clara são indicados iluminadores em tons mais pratas, enquanto que as morenas e de pele negra devem apostar nas tonalidades douradas. Outra opção é utilizar um produto translúcido, que não adiciona cor, apenas reflete a luz. Em todo caso é preciso cuidado com o excesso de produto, para não ficar artificial ou muito aparente.
A textura certa para cada tipo de pele
O tipo de cobertura do iluminador, além de alterar o efeito gerado, influencia também na duração e na qualidade da aplicação, dependendo do tipo de pele no qual é aplicado. O iluminador em pó (compacto ou solto) é para ser aplicado nas maçãs do rosto, na zona T (testa, nariz e queixo) e nas pálpebras para fazer vezes de sombra. Esta opção conta com boa fixação e pode ser usada por todos os tipos de pele.
Leia também: Saiba como escolher a base perfeita para sua maquiagem